Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

Atualizado em 06/07/2020
Por Redatora Casule

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

Atualizado em 06/07/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. 

Crianças e adolescentes nem sempre conseguem expressar verbalmente o que estão sentindo ou pensando, mas apresentam sinais que podem detectar que algo não vai bem e que precisam da ajuda de um profissional. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais.

Nem sempre as crianças conseguem expressar verbalmente suas emoções.

Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância e adolescência são diversos, os mais comuns são:

  A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.

E como funciona a Psicoterapia com crianças?

A terapia infantil leva em consideração diversos aspectos da criança

Há muitas dúvidas relacionadas as metodologias adotadas no processo de Psicoterapia na infância. Deve-se considerar cuidadosamente a idade, bem como as habilidades sócio-cognitivas e adaptar o nível de intervenção à idade e as capacidades do seu desenvolvimento.

A Psicoterapia com crianças é sim diferente da que acontece com adultos. Para expressar suas emoções os adultos recorrem à fala como sua principal forma de expressão, já as crianças têm capacidades, limitações, preferências e interesses diferentes e se expressam melhor através do lúdico.

terapia-online-casule-banner

As primeiras sessões são realizadas com a família no intuito de colher informações sobre a história e desenvolvimento da criança, compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas.

As sessões seguintes são realizadas com a crianças. O objetivo inicial é estabelecer um vínculo de confiança entre o profissional e o paciente. A criança deve se sentir à vontade, deve ser acolhida e ouvida.

Baseada em recursos lúdicos como jogos, desenhos e histórias, o Psicoterapeuta observa como a criança se expressa, como lida com situações do cotidiano, como reage as frustações, perdas e expectativas. 

É fundamental o apoio e a participação ativa da família para que o processo psicoterápico tenha melhores resultados, seguindo as orientações do profissional.

A escola também pode ter um papel importante nesse processo.

O Psicoterapeuta Infantil não atua apenas no tratamento, mas também na prevenção, com o conhecimento e ações específicas. Podendo atuar na orientação de pais/responsáveis para que a família conduza de melhor forma algumas situações e problemas que são do cotidiano.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This