3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor

Atualizado em 07/08/2023
Por Nayara Casemiro

3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor

Atualizado em 07/08/2023
Por Nayara Casemiro
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor

Uma coisa é certa, onde tem pessoas existe uma grande chance de haver conflitos. Seja no ambiente de trabalho, com seus amigos ou sua família, as chances de haver divergência entre pensamentos é muito grande, afinal são pessoas diferentes, com histórias e experiências de vida diferente.

Dessa forma, é quase inevitável que você tenha que lidar com conflitos em algum momento da sua vida e a chave para uma boa convivência é saber lidar com eles de uma forma eficiente e positiva.

Às vezes, por não sabermos como lidar com conflito, acabamos potencializando o problema e uma coisa que poderia ter sido simples de se resolver acaba se tornando uma grande briga. 

Podemos entender como conflito, os problemas interpessoais, ou seja, problemas que temos com as outras pessoas. Como eu já disse, é natural que os serem humanos entrem em conflito e a existência de conflitos tem também seus pontos positivos como: a regulação das relações sociais, o desenvolvimento da empatia e o reconhecimento das diferenças.

Assim, podemos dizer que o conflito possibilita o crescimento e amadurecimento social.Podemos citar 3 formas de se resolver um conflito: a agressiva, a submissa e a assertiva.

Quando utilizamos a forma agressiva, na maioria das vezes não temos sucesso na tentativa de resolução do conflito. Ao lançarmos mão de comportamentos agressivos, como gritos e ofensas, nós criamos uma resistência na outra pessoa, que acaba se fechando para nossos argumentos.

Além disso, na forma de resolução agressiva, não costuma se levar em consideração os sentimentos, opiniões e direitos dos outros.

Na forma submissa, acontece o contrário da forma agressiva. A pessoa tenta resolver o conflito levando em consideração apenas os sentimentos e direitos do outro. Essa estratégia também não é eficiente, pois nesse caso a pessoa acaba sendo injusta consigo mesma e isso pode levar a um grande sofrimento emocional.

A maneira mais efetiva para se resolver um conflito é a assertiva, porque nela são levados em consideração os direitos, sentimentos e ideias de ambas as partes. Dessa forma você consegue se posicionar, mas não deixa de estar aberto a ouvir o posicionamento do outro e juntos tentarem encontrar uma solução para o conflito.Trouxe aqui3 estratégias para você tornar sua forma de resolver problemas mais assertiva:

A primeira estratégia que trago para vocês é a de impor limites nas suas relações interpessoais. Quando você coloca limites você não permite que seus direitos sejam ignorados ou violados. Para que você fazer isso é importante que você conheça os seus direitos.

terapia-online-casule-banner

Dessa forma, se algum colega de trabalho, por exemplo, estiver propondo algo que você sabe que irá te sobrecarregar, você poderá pontuar os prejuízos que o excesso de trabalho te causará. Essa é uma boa estratégia para as pessoas que tendem a resolver os conflitos de forma submissa colocar em prática.

Outra estratégia é saber lidar com críticas. Essa é uma habilidade essencial para termos bons relacionamentos. Por não sermos perfeitos, sempre vai haver algo que precisamos melhorar e isso virá até nós em forma de crítica.

Uma prática comum é ignorar a crítica que estão nos fazendo ou negá-la, entretanto, quando isso é feito o problema permanece sem solução. 

Uma forma construtiva de lidar com as críticas é ouvi-las atentamente e se for necessário pedir mais detalhes de como, onde ou com quem aconteceu. Isso é importante para estarmos ciente do ocorrido e podermos dar a nossa opinião, que deve ser feita após o final da crítica.

Caso a crítica esteja parcialmente ou totalmente correta, é interessante que você proponha uma estratégia para lidar com o problema. Dessa forma a pessoa que te criticou sente que seus sentimentos e opiniões foram acolhidos.

Tão importante quanto enfrentar críticas é saber fazer críticas. Ao fazermos uma crítica é importante respeitarmos os direitos do outro e também sermos empáticos.

Dessa forma não devemos humilhar ou rebaixar a outra pessoa. Precisamos comunicar o que queremos de forma não agressiva. Para isso você pode ser breve ao falar, pedindo a mudança de um comportamento específico ao invés de rotular a pessoa.

Se possível, evite acusações, pois isso gera um sentimento defensivo na pessoa o que pode acabar não resolvendo o problema.

Para resolver um conflito é necessário que a pessoa tenha habilidade de reconhecer o problema e pensar em soluções eficazes para a modificação da situação ou modificar as reações à situação.

Desenvolver habilidades é um processo complexo que demanda autoconhecimento e constância. Fazer isso com o auxílio de um profissional pode tornar o processo mais fácil e eficiente.

A Terapia Cognitivo Comportamental pode te auxiliar nesse processo.

Há esperança.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade

3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre 3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Casemiro, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: 3 estratégias para você resolver conflitos de uma forma melhor.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This