Como lidar com TDAH e Finanças pessoais

Atualizado em 23/08/2022
Por Nayara Benevenuto

Como lidar com TDAH e Finanças pessoais

Atualizado em 23/08/2022
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como lidar com TDAH e Finanças pessoais

Primeiro precisamos entender, afinal o que é o TDAH?

Ele é um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, do neurodesenvolvimento que possui como característica essencial um padrão de desatenção, desorganização e hiperatividade-impulsividade, o qual se não tratado na infância pode apresentar comprometimentos ao longo da vida adulta, e a área de finanças pode ser uma delas. 

E porque indivíduos com TDAH podem ou enfrentam dificuldades com finanças?

A todo o momento precisamos lidar com situações que envolvem o financeiro, sejam pagamentos, despesas, reservas, aplicações, serviços, diversos recursos que necessitam de organização, disciplina, autocontrole, e esses são fatores os quais indivíduos com TDAH possuem dificuldades de lidar, pois como dito anteriormente, são pessoas que apresentam um padrão persistente de desatenção, desorganização e impulsividade. 

Dessa forma, é muito comum que essas pessoas esqueçam de pagar contas, realizem compras e gastos excessivos, uso impulsivo de cartões de crédito. Porém, é importante destacar que esses indivíduos não possuem esses comportamentos por irresponsabilidade, mas sim por uma dificuldade e comprometimento ligados aos processos de organização. 

terapia-online-casule-banner

Como lidar com TDAH e Finanças pessoais

Alguns comportamentos, como:

  • Realizar um script das finanças, quanto ganha, quanto gasta, quanto precisa poupar, emergências; 
  • Anotar os compromissos e contas em uma planilha; 
  • Fazer um planner do que precisa ser feito e cumprido; 
  • Ativar lembretes no celular ou deixar anotações em lugares com facilidade de visualizar; 

Essas são algumas dicas que visam auxiliar de forma prática a lidar com uma de várias questões que envolvem o transtorno.

No entanto, é preciso lembrar que o TDAH, assim como muitos transtornos, possuem sua complexidade e existe tratamento, por isso, se precisar busque por uma ajuda profissional. 

Terapia Online Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende através da psicologia presencial e psicologia online. Possuímos um time de psicólogos online que atendem você de qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com um psicólogo online clicando aqui!

Agora que você sabe o risco de não cuidar da sua saúde mental, você pode marcar uma conversa inicial com um dos nossos terapeutas online. Tocando no botão abaixo você pode começar a cuidar mais de si.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como lidar com TDAH e Finanças pessoais

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como lidar com TDAH e Finanças pessoais, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como lidar com TDAH e Finanças pessoais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This