Estratégias-para-lidar-com-o-TDAH-blog

Estratégias para lidar com o TDAH

Atualizado em 24/02/2021
Por Nayara Benevenuto

Estratégias para lidar com o TDAH

Atualizado em 24/02/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para lidar com o TDAH

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade tem como característica essencial um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento ou no seu desenvolvimento. 

A desatenção está associada à dificuldade em manter o foco em atividades da vida diária. A hiperatividade pode ser entendida como uma atividade motora excessiva, onde se percebe uma inquietude exacerbada, se mexendo ou “batucando” algo com frequência, tendo dificuldade em se manter parado. E a impulsividade, que são ações precipitadas podendo apresentar um potencial elevado em causar danos. 

É muito importante ressaltar que a avaliação de um profissional correto é essencial para o diagnóstico. Pois muitas vezes crianças, adolescentes e adultos, podem apresentar alguns comportamentos ou sintomas presentes no TDAH, no entanto, não preencherem os critérios necessários para o diagnóstico.

Quais as dificuldades a pessoa que possui TDAH geralmente pode apresentar?

Repetição frequente de erros, alterações de humor, dificuldade em seguir rotinas, esquecer reuniões de trabalho ou compromissos pessoais, esbarrar/quebrar ou entornar as coisas com frequência, iniciar mais de uma tarefa e não concluir, desentendimentos frequentes no relacionamento (tendo uma grande incidência em términos e divórcios), perder ou esquecer objetos pessoais, no trânsito por exemplo se distrair ou ao atravessar a rua não olhar com devida atenção… 

Quais estratégias podem ser realizadas para viver de forma mais funcional?

Se planejando e se organizando!

terapia-online-casule-banner
  • Crie espaços específicos para guardar chaves, carteira, contas ou outros itens que você perde com facilidade 
  • Use post-it como lembrete para coisas indispensáveis e importantes. Deixe em locais muito visíveis e usados
  • Tenha um agenda para anotar os compromissos e risque o que já foi cumprido
  • Use relógios e alarmes como lembretes
  • Pratique exercício físico, pois alivia o estresse, gasta energia e melhora o humor 
  • Tenha uma alimentação saudável, a ingestão de muito carboidrato, açúcar e cafeína interferem na saúde e sintomas do TDAH. 
  • Durma bem, ter um sono de má qualidade dificulta manter o foco e atenção, influenciando também em outros sintomas 
  • Faça as tarefas agora, evite adiar o que pode ser realizado no momento 
  • Realize uma coisa de cada vez para conseguir concluir 
  • Aprenda a dizer não, muitas vezes a impulsividade ou hiperatividade faz com que você acredite na hora que “pode dar conta de executar tudo” e você pode acabar se sobrecarregando. Pare, pense e avalie para tomar uma decisão. 
  • Nos relacionamentos, busque ter um diálogo, dizer como se sente e suas dificuldades. Veja o que é possível cada um fazer para evitar as situações que geram maior conflito. Reserve um tempo só pra você e faça coisas que goste. 

O tratamento mais indicado é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois além de auxiliar em estratégias no dia a dia, é realizada uma reestruturação cognitiva, promovendo também uma autoavaliação e autocontrole de acordo com a sua demanda. E claro, em alguns casos o tratamento é associado ao uso de medicamento por meio de acompanhamento médico.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Estratégias para lidar com o TDAH

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para lidar com o TDAH, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para lidar com o TDAH.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This