Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?

Atualizado em 09/08/2023
Por Nayara Casemiro

Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?

Atualizado em 09/08/2023
Por Nayara Casemiro
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?

A enurese noturna, ou o famoso xixi na cama, é muito comum em crianças pequenas que estão fazendo desfralde, afinal, elas estão aprendendo a controlar seus esfíncteres que são os músculos que controlam a abertura e o fechamento de um orifício. 

E quando os episódios de xixi na cama devem começar a preocupar?

Quando a criança tem idade igual ou superior a 5 anos e ainda faz xixi na cama com freqüência superior a duas vezes na semana é hora de acender o sinal de alerta!

Vamos entender melhor o que é enurese!

A enurese é a emissão involuntária de urina sem que haja doença associada. Dessa forma, essa emissão acontece pela falta de controle dos esfíncteres em uma idade em que a criança já deveria tê-lo.

Quando ocorre à noite, durante o sono da criança, é chamada de enurese noturna. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a enurese acontece com cerca de 15% de crianças com a idade de 5 anos, caindo para 5% de ocorrência em crianças de 10 anos.

Apenas 1% dos adolescentes ainda apresenta enurese. Além disso, a frequência é maior em meninos do que em meninas.

Não existe nenhuma causa específica que pode gerar a enurese. Normalmente ela ocorre devido à imaturidade neurológica e fisiológica da criança.

Entretanto é importante ressaltar que existem questões que podem aumentar a probabilidade da criança desenvolver a enurese, tais como: constipação, que é a compressão mecânica do reto sobre a bexiga; problemas familiares; uso de determinados tipos de medicação; dificuldade de aprendizagem, entre outros.

É importante dar atenção a essa situação e muitas vezes buscar ajuda profissional, já que o xixi na cama pode ser um fator desencadeante de problemas emocionais tanto para criança, como para os pais.

terapia-online-casule-banner

A criança pode se sentir ansiosa, envergonhada, triste e com baixa autoestima. Já os pais podem sentir vergonha , angústia e ansiedade diante de um fator que não conseguem explicar.

Existem dois treinamentos que auxiliam no tratamento da enurese, são eles o treinamento de retenção e o treinamento de contenção.

O treinamento de retenção é quando pede-se para a criança segurar o xixi por um tempo, após o primeiro jato de urina. Esse tempo deve aumentar nas próximas vezes em que ela for fazer xixi. 

O treinamento de contenção consiste em, na hora em que a criança anunciar que está com vontade de fazer xixi, pedir para ela segurar um tempo antes de ir ao banheiro. Esse tempo também deve aumentar a cada vez que ela for fazer xixi.

Além dos treinamentos, você pode também pode controlar a ingestão de líquidos próximo da hora da criança dormir, para evitar que ela fique com a bexiga cheia.

Acordá-la durante a noite para que ela faça xixi também é uma possibilidade.

Existem casos em que é necessário que a criança faça a utilização de medicamentos e para tal conduta é necessário a avaliação médica.

Se você e seu filho vêm enfrentando dificuldades de lidar com o xixi na cama, não deixe de procurar ajuda!

Com auxílio profissional fica mais fácil passar por esses desafios.

Há esperança.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade

Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Casemiro, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Meu filho ainda faz xixi na cama, e agora?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This