Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Atualizado em 24/06/2022
Por Naline Nogueira

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Atualizado em 24/06/2022
Por Naline Nogueira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?

Nesse texto, vamos descobrir o que é a ansiedade, os malefícios que ela pode trazer e como controlar para ela se tornar uma grande aliada. 

A ansiedade está geralmente ligada a um estigma ruim, se relaciona a um sentimento de medo e insegurança, algumas vezes até trazendo sintomas físicos como: aumento dos batimentos cardíacos, aumento da velocidade da respiração, sudorese e sensação de cansaço físico e mental.

Hoje em dia, a ansiedade tem se tornado um problema comum, vivemos num mundo onde tudo precisa ser instantâneo, acelerado. Estamos sempre correndo e sobrecarregados, e quando não estamos nos sentimos culpados de não sermos produtivos, fazendo com que a ansiedade apareça também. 

A ansiedade em excesso pode trazer diversos prejuízos no nosso cotidiano. Normalmente a experiência mais comum da ansiedade é o pensamento voltado para o futuro, muitas vezes fazendo com que expectativas sejam criadas, podendo gerar uma pressão, tanto criada por nós mesmos quanto por outras pessoas.

Existem diversos fatores que podem fazer com que a pessoa seja propensa a ter ansiedade como:

– Fatores genéticos: Algum membro da família possuir o histórico de transtorno de ansiedade;

– Fatores físicos/biológicos: Desencadeado por alguma doença ou desequilíbrio hormonal; 

– Uso de substâncias: Álcool, drogas e até mesmo determinados medicamentos;

– Fatores ambientais: Eventos traumáticos, situações estressantes, traumas na infância, entre outros.

E como saber que a ansiedade está sendo disfuncional e está te atrapalhando no dia a dia?
Aqui está uma lista de alguns sintomas mais comuns do transtorno de ansiedade, lembrando que o diagnóstico correto deve ser feito com um profissional da saúde mental. 

– Tensão muscular; 
– Suor excessivo; 
– Alteração no sono (normalmente dificuldades para dormir);
– Pensamentos negativos intrusivos; 
– Tremores;
– Perda ou aumento do apetite, podendo gerar variação no peso;
– Roer unhas;
– Dificuldades de concentração; 
– Alteração da respiração;
– Hiperatividade motora (andar de um lado para o outro, balançar a perna);
– Alteração do ciclo menstrual; 
– Sensação de angústia ou desespero;
– Cansaço excessivo.

O transtorno de ansiedade se não for devidamente tratado pode desencadear vários outros problemas, principalmente a longo prazo como: fazer o uso de substâncias químicas para aliviar os sintomas causando dependência química; distúrbios do sono; obesidade, anorexia, diabete; fobias sociais; alteração na memória; entre outros problemas.  

Sendo assim o ideal é procura ajuda profissional quanto antes para que os sintomas não se agravem e possa ser realizado o diagnóstico correto para direcionar melhor o tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.


Entretanto, a ansiedade quando controlada ainda pode causar inquietudes e até mesmo desconforto, mas de um jeito bom, em uma intensidade que não traz prejuízos. Esse tipo de ansiedade serve para nos movimentar, querer melhorar, nos preparar para determinadas situações e nos faz ter cautela.

Nós podemos usar a ansiedade a nosso favor em muitas situações, como, por exemplo, na preparação de uma prova, ela faz com que tenhamos medo de ir mal e nos movimenta a estudar mais para ficarmos melhores preparados; quando temos que ir dirigindo em algum lugar que não conhecemos ficamos alerta e muito mais atentos. 

Como podemos fazer para começar a enxergar a ansiedade com outros olhos?

Primeiro, vamos desmistificar a ideia que a ansiedade é 100% ruim, trazer para a consciência de que ela foi e ainda é um mecanismo da nossa sobrevivência, ela nos movimenta, nos deixa alerta e preparados para encarar situações que aparecerem na nossa frente. 

Precisamos parar de tentar evitar ela, vamos começar a dar ouvidos a ela. Se ela está ali é porque tem algo a nos dizer, por mais que os sintomas sejam desagradáveis, eles são um alerta do nosso corpo e precisamos dar atenção a eles. 

A ansiedade é aquela amiga que te avisa e faz questão de te lembrar que você precisa parar, olhar para si mesmo e dar atenção ao que você precisa no momento. 

Caso você tenha se identificado com o texto ou conhece alguém que apresenta sintomas de ansiedade, entre em contato com nossos profissionais para podermos te ajudar a trilhar seu caminho com mais leveza. 


Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

terapia-online-casule-banner

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.
Casule Play

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Naline Nogueira, aqui no Blog.
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This