5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo

Atualizado em 20/06/2022
Por Roselene Oliveira

 5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo

Atualizado em 20/06/2022
Por Roselene Oliveira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo

Quem nunca deixou de lado algumas tarefas complicadas e chatas? Isso costuma ser muito comum. Porém, se isso se torna rotineiro, pode trazer grandes problemas.  

Normalmente, quando isso acontece outros fatores aparecem juntos, como a ansiedade, sensação de culpa e vergonha por não ter cumprido suas responsabilidades.

A procrastinação é a ação ou efeito de procrastinar, de adiar, de deixar, para outro momento; delonga: procrastinação de prazos. Contudo, é um comportamento considerado normal ao ser humano, mas pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

Além disso, podem ter impacto negativo na parte psicológica como:

Sentimento de culpa
Diminuição da qualidade de vida
Cansaço físico
Falta de cuidado com a saúde
Redução da qualidade do sono
Agitação
Esgotamento emocional
Frustração
Preocupação
Irritação
Vergonha
Atraso na aprendizagem
Desempenho abaixo do esperado
Prejuízos financeiros
Redução do contato social e isolamento

O ato de procrastinar é muito vezes mal interpretado, sendo relacionado a uma pessoa preguiçosa. Mas é uma síndrome, muitas vezes acompanhada pela ansiedade, estresse, falta de criatividade, medo de reprovação e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa do seu objetivo.

Existem alguns tipos de procrastinadores:

Tipo 1: O Perfeccionista
São eles que prestam muita atenção aos detalhes. O perfeccionista tem medo de começar a tarefa e ficar estressado em acertar todos os detalhes. Eles também podem ficar preso no processo, mesmo quando começaram, já que estão com muito medo de seguir.

Tipo 2: O Sonhador
Esse é alguém que gosta de fazer o plano ideal mais do que agir. Eles são altamente criativos, mas acham difícil realmente terminar uma tarefa.

Tipo 3: O Evitador
Eles têm medo de assumir tarefas que acreditam não poder administrar. Eles preferem adiar o trabalho do que serem julgados pelos outros quando acabam cometendo erros.

Tipo 4: O criador de crises
O criador de crises deliberadamente adia o trabalho até o último minuto. Eles acham os prazos (as crises) emocionantes e acreditam que trabalham melhor quando trabalham sob pressão, o que faz com que eles administrem mal seu tempo.

Tipo 5: O procrastinador ocupado
Esse tipo de procrastinador é o mais exigente. Ele tem dificuldade em priorizar tarefas ou se recusa a trabalhar no que considera indigno de seu esforço. Ele não sabe como escolher a melhor tarefa e prefere adiar.
 
O procrastinador muitas vezes não se dá conta de que está prejudicando sua vida pessoal e profissional, impactando  diretamente nos prazos de entrega e provocando uma cadeia que certamente atingirá a produtividade e rendimento da organização. 

Nas empresas, a procrastinação é considerada um dos maiores vilões, visto que ela está diretamente ligada a baixa produtividade no trabalho, a desinteresse e foco nos compromissos, reduzindo drasticamente o comprometimento e a entrega de suas demandas.
 
Este hábito pode passar a imagem de falta de responsabilidade do colaborador, desleixo por não concluir as tarefas, falta de organização, trazer resultados ruins nas suas tarefas, ter menos tempo para se cuidar e ficar com a família. 

No entanto, existem coisas simples que podem ser feitas e que trazem excelentes resultados para sua melhor produtividade:

Organize seus horários – usar uma agenda para organizar horários e entregas de tarefas, ou até mesmo um aplicativo capaz de lembrar a hora de início e de término de cada uma delas. 

Crie metas – Para evitar a procrastinação é necessário, inicialmente criar uma lista com metas claras e traçar objetivos que possa cumprir naquele dia.

Estabeleça recompensas pessoais – desenvolver um sistema de recompensas. Estudar ou trabalhar o tempo todo, sem nenhum pausa, pode ser muito cansativo, portanto se proponha descansar, quando for necessário  

Saiba como priorizar tarefas – nem todas as obrigações são igualmente importantes, isso quer dizer que há algumas que precisam ser feitas em primeiro lugar, pois são consideradas significativas para não prejudicar a entrega aos clientes.

Bloqueie os estímulos externos – Desative as notificações do celular e feche as redes sociais por um tempo. Além disso, leve o seu material de estudo para o canto mais quieto da casa e se dedique, durante o tempo que for necessário. 

Divida as tarefas em mini tarefas – Divida as tarefas grandes em várias menores. Ao reduzir a complexidade e o volume da ação, concluir as atividades pode parecer menos desgastante e mais fácil.

Diante de todas essas informações, se você identificou que é um procrastinador e quer por um ponto final neste comportamento, não deixe de procurar ajuda profissional.
A Terapia Cognitiva-Comportamental traz várias técnicas que vão ajudar você nesse processo.   


Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

terapia-online-casule-banner

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Graduada e licenciada em psicologia e pós-graduanda em Terapia Cognitiva- Comportamental (TCC). Atendo criança, adolescente, adulto e idosos. Acredito na transformação das pessoas e sei que posso ajudar neste processo, deixando essa caminhada leve e feliz.
Casule Play

 5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre  5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Roselene Oliveira, aqui no Blog.
Graduada e licenciada em psicologia e pós-graduanda em Terapia Cognitiva- Comportamental (TCC). Atendo criança, adolescente, adulto e idosos. Acredito na transformação das pessoas e sei que posso ajudar neste processo, deixando essa caminhada leve e feliz.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre:  5 Dicas para por um ponto final na procrastinação e ser mais produtivo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This