Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável

Atualizado em 03/08/2023
Por Nayara Benevenuto

Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável

Atualizado em 03/08/2023
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável

Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável

É ruim sentir nostalgia? Ou na verdade é algo que pode beneficiar a nossa saúde emocional? A nostalgia é como se fosse uma viagem às recordações do passado para tratar de experimentar novamente a emoção que aquele momento significou em nossa vida.

É almejar o que já vivemos com uma pessoa ou em algum lugar de nosso passado. Mas apesar de ser uma emoção agradável de ser sentida, quando a nostalgia é saudável e quando ela começa a nos fazer mal?

A primeira pergunta a ser respondida é: o que significa nostalgia?

O termo nostalgia foi criado e utilizado para se referir a uma doença, se relacionava com a melancolia e foi usado, em 1688 para se referir uma “doença” que os soldados militares apresentaram quando sentiam muita saudade, tristeza e principalmente vontade de voltar para casa, para a terra natal.

Hoje sabemos que a experiência de nostalgia é carregada de emoções.

A pessoa se sente bem quando lembra do passado, sente saudades daquele passado bem vivido, sente falta das pessoas queridas, daquelas memórias, dos eventos marcantes, dos locais, as sensações e estímulos que nos faz lembrar o passado com ternura, com amor.

E quando fazemos isso, nos sentimos mais sentimentais. Pode acontecer também da nostalgia vir acompanhada de tristeza, aquela tristeza ao lembrar do passado e querer voltar para aquela época. 

E quais são os benefícios da nostalgia?

O fato de lembrar de memórias passadas com ternura ajudam a entender quem eu sou hoje, entender minhas raízes, construir minha identidade. Então a nostalgia me ajuda a conectar comigo mesma.

É voltar as raízes, lembrar das boas memórias e de quem fez parte da nossa história. Isso aumenta o autoconhecimento e me deixa mais consciente do que está acontecendo no aqui e no agora.

Outro grande benefício da experiencia nostálgica é se sentir conectado ao outro. Um exemplo dessa experiencia é quando comentamos com algum amigo alguma experiência boa que vivemos juntos e que foi marcante.

Quando fazemos isso, nos sentimos mais conectados, mais vinculados um ao outro.

Se sentir nostálgico também pode aumentar o otimismo, a motivação para que a gente busque viver a vida de forma mais significativa e com propósito.

terapia-online-casule-banner

Então, lembrar e sentir essa emoção nos dá um senso maior de pertencimento e nos estimula a ver mais sentido na vida.

Mas a nostalgia também pode fazer mal de algumas maneiras. Uma delas é quando a pessoa começa a pensar no passado e isso a faz sofrer.

Todo mundo já teve um pensamento assim, é valido pensar que antes as coisas eram de outra forma, eram mais leves, éramos mais novos, a vida era diferente de hoje.

Mas o problema é quando cometemos o erro de idealizar aquele momento passado como sendo o melhor momento da vida e ficarmos presos nesse pensamento, nessa lembrança nostálgica, ficar só lembrando o passado e deixar a vida paralisada, ou em segundo plano. 

Use o passado para te estimular a crescer, a se conhecer, a se conectar com outras pessoas, a se sentir menos sozinho, menos solitário. Use a nostalgia para te ajudar a ser mais resiliente e perseverante e dar mais esperança para o seu momento presente.

A nostalgia pode nos dar uma perspectiva positiva sobre o passado. Esta perspectiva dá maior sentido de continuidade ao presente para poder avançar na vida.

Que tal começar a olhar para os momentos vividos de forma diferente?

Então como usar a nostalgia ao seu favor? Fale com alguém sobre o que te causa nostalgia. Isso vai te ajudar a se vincular mais a pessoa, te deixar mais próximo, é uma boa oportunidade para iniciar e manter uma conversa com algum colega também.

Tente criar memórias, criar recordações a partir das tradições que tinha no passado. Desta forma, a nostalgia se converte em uma grande aliada para fazer frente ao presente. Foque no momento presente.

Faça um diário da gratidão e associe a sua história de vida a ele. Se você não sabe, diário da gratidão é onde as pessoas registram coisas pelas quais são gratas. Pode ser em caderno, uma lista no seu bloco de notas do celular, o que você preferir.

O importante desse diário associado às lembranças nostálgicas é que lembrar das coisas e pessoas pelas quais você é grato vai te ajudar a olhar para trás e ter visão mais ampla da sua vida.  

Espero que esse texto tenha te ajudado. Envie para os seus amigos e, se você está tendo dificuldades com a nostalgia na sua vida, se ela tem te paralisado, a psicoterapia pode te ajudar.

Na clínica Casule temos profissionais altamente qualificados para cuidar e acolher as demandas que você vive hoje. Estamos aqui para lhe ajudar! 

Há esperança.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This