comunicacao-modelos-e-estrategias-de-mudanca-blog-casule

Comunicação: Modelos e estratégias de mudança

Atualizado em 19/06/2019
Por Redatora Casule

Comunicação: Modelos e estratégias de mudança

Atualizado em 19/06/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Comunicação: Modelos e estratégias de mudança

Quantas vezes você disse sim querendo dizer não, ou perdeu a paciência e disse coisas que não caiu bem? Esses comportamentos de comunicação têm a ver com o que chamamos de passividade, assertividade e agressividade.

⠀⠀⠀⠀O comportamento agressivo é aquele em que as pessoas estão sempre “armadas”, tensas à espera de conflitos. As pessoas que se comunicam dessa forma se impõem, julgam e as vezes até desqualificam o outro, respondem de forma agressiva a qualquer situação, gerando conflitos desnecessários e muitas vezes não percebidos pelo próprio. Tem opiniões bem fortes e não tem medo de expressá-las, mesmo quando não lhe é solicitado.

          Sabe aquela pessoa que se dirige ao outro com grosseria e rispidez e diz assim: “falo mesmo, sou sincero, falo na cara, não importa se vão ou não gostar”. Conhece alguém assim? Então, esse é o comportamento agressivo, a pessoa até é sincera, no entanto a forma como se expressa gera prejuízos e conflitos nas suas relações interpessoais e muitas vezes irreversíveis, afastando as pessoas.

⠀⠀⠀⠀ Temos também o comportamento passivo que ocorre quando negamos nossos sentimentos e desejos, podendo gerar angústia e sentimentos de incapacidade, inferioridade e diminuição da autoconfiança e autoestima. Pessoas passivas são tímidas, raramente se envolvem, tem vergonha de perguntar o porquê, tem medo de dizer não, sentem falta de confiança e raramente reclamam (mesmo sentindo-se desconfortáveis).

           Tem o mal habito de engolir “sapos” e reprimem quase tudo o que sentem. Mas quando chegam no seu limite, explodem. Vão para o outro extremo, ocorrendo assim os rompimentos. Sabe aquela pessoa que nunca reclama, e quando menos se espera ela pede demissão ou pede para se separar? Esse é o comportamento da pessoa que tem como predomínio de comportamento passivo.

           E por fim é muito importante a assertividade que se caracteriza pela harmonia entre as expressões e palavras ditas. É ser firme de maneira educada, respeitosa consigo mesmo e com os outros. Na comunicação assertiva a pessoa diz sim quando quer dizer sim, e não quando quer dizer não. Fala por si mesmo, usa linguagem corporal apropriada, mantém contato visual e não têm medo de perguntar por quê.

           É uma pessoa fiel com seus sentimentos e emoções, ou seja, consegue viver em harmonia com o pensar, sentir e agir. Essa pessoa leva a vida de forma coerente, se expressa com gentileza e firmeza ao mesmo tempo. 

terapia-online-casule-banner

Dicas para desenvolver a comunicação assertiva: ⠀⠀

– Use frases com os verbos: “eu quero resolver”, “eu vejo”, ou “eu compreendo”

– Ajuste sua mensagem de acordo com seu público.

– Tenha empatia.

– Organize suas ideias antes de expô-las: Isso contribuirá para sustentar suas ideias e passar a mensagem com clareza e convicção.

– Seja claro, direto e enxuto: Quando mais voltas você dar, mais confuso ficará suas ideias.

Qual é sua forma de comunicação? Já parou para pensar nos benefícios de uma comunicação assertiva? Te convido a fazer essa reflexão!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Comunicação: Modelos e estratégias de mudança

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Comunicação: Modelos e estratégias de mudança, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Comunicação: Modelos e estratégias de mudança.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da quinzena • Casule • Saúde e Bem-estar - […] Comunicação: Modelos e estratégias de mudança […]

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This