por-que-algumas-pessoas-que-aparentam-ter-uma-vida-feliz-sao-diagnosticados-com-depressao-blog-casule

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Atualizado em 19/07/2019
Por Christina Daret

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Atualizado em 19/07/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Recentemente temos acompanhado nas redes sociais muitos famosos humoristas religiosos declarando ter depressão. Muitas vezes nos perguntamos como isso é possível, aquela pessoa que sorri vai a festas tem uma vida de trabalho normal e ter depressão. isso acontece porque estamos acostumados a pensar no depressivo como sendo aquela pessoa que não sai do quarto, não toma banho e/ou não faz as atividades normais do dia. 

         O que muitos de nós não sabemos, é que algumas pessoas sofrem de um tipo de depressão mais leve porém contínua, chamada distimia. Neste diagnóstico as pessoas mantêm uma alta funcionalidade, o padrão de trabalho de vida, aparentemente aparecem felizes nas redes sociais, o que as pessoas no entorno não percebem é que por trás dessa máscara de felicidade tem uma pessoa sofrendo com depressão. 

           Apesar de ter uma vida aparentemente normal uma pessoa com este diagnóstico pode apresentar as seguintes características:

terapia-online-casule-banner
  • Excessiva autocrítica:

uma característica que comumente encontramos em pessoas em quadro depressivo é autocrítica. É comum que pessoas com depressão tenham facilidade para criticar a si mesmo devido ao fato de serem perfeccionistas, terem dificuldade de aceitar que podem ter dúvidas ou até mesmo fracassar. Por vezes essas pessoas começam a generalizar e entender a sua vida como sendo cheia de derrotas e vazios, o que faz com que aumente o seu sofrimento. 

  • Pequenos problemas podem ganhar grandes proporções

Estamos sujeitos a pequenos imprevistos no nosso dia a dia, isso é normal e esperado. Porém, o simples fato do parceiro(a) ter esquecido de algo que foi combinado, um amigo ter desmarcado um compromisso ou um dia de trânsito mais intenso – por exemplo – podem ser vistos pelo depressivo como algo muito pior do que de fato é, gerando estresse, sentimento de culpa e tristeza. 

  • Sentir alegria ou planejar o futuro se torna muito difícil

Pessoas com quadros depressivos tem dificuldade de sentir emoções positivas, ainda que consigam expressá-las. Como a forma de enfrentamento que elas estabelecem, geralmente, gera a necessidade de aparentar ter uma vida feliz e “normal”, o esgotamento físico e mental se torna imenso. 

    Nos dias atuais, somos cobrados de conseguir executar uma quantidade de tarefas cada vez maior. Este tipo de imposição que sofremos pode gerar estresse e frustração quando não conseguimos executá-las. Mas se soubermos que não precisamos dar conta de tudo e podemos ter situações de fracasso em nossas vidas sem que modifique quem realmente somos, isso pode nos ajudar a enfrentar os desafios do dia a dia.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This