sindrome-de-tourette

Transtorno de Tourette

Atualizado em 31/05/2017
Por Nayara Benevenuto

Transtorno de Tourette

Atualizado em 31/05/2017
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno de Tourette

O Transtorno de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico genético que se manifesta cerca de três a quatro vezes mais no sexo masculino do que no feminino. É considerada uma doença grave, que causa grande comprometimento psicossocial, causando sofrimento aos portadores e seus familiares.

Segundo o DSM-V (APA, 2014) o Transtorno de Tourette é considerado um Transtorno de Tique e o seu diagnóstico é formado a partir da presença de quatro critérios:

  • múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais no mesmo quadro, mas não necessariamente ao mesmo tempo;

  • os tiques podem aumentar ou diminuir de frequência, mas devem persistir por mais de um ano desde o início do tique;

  • o início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade;

  • a perturbação não é atribuída a efeitos fisiológicos de uma substância ou outra condição médica.

Os tiques são movimentos motores ou vocalizações repentinas, rápidos, recorrentes e não ritmados. Os tiques motores geralmente são os primeiros a aparecer, podem ocorrer no corpo todo, enquanto os tiques vocais aparecem, como por exemplo, no comportamento de fungar, tossir repetidamente, rir involuntariamente, pigarro e uma variedade de sons e gritos, havendo presença de ecolalia (repetição mecânica de palavras ou frases que o paciente ouve), palilalia (repetição involuntária de palavras) e coprolalia (tendência incontrolável a usar palavras obscenas).  Um aspecto característico da doença é que os sintomas mudam com o passar dos tempos.

terapia-online-casule-banner

Comorbidades

O Transtorno de Tourette apresenta alta comorbidade com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), levando a um questionamento sobre uma possível base neurobiológica comum (Hounie & Petribú, 1999).

Tratamento

O tratamento é psicossocial e farmacológico. Até o momento, não há tratamento curativo, mas o alívio dos sintomas e a promoção de maior qualidade de vida ao paciente é eficaz. O tratamento psicológico abrange atendimentos clínicos à criança, orientação de pais e educadores. Uma orientação importante é não estigmatizar o paciente, evitar atitudes superprotetoras que favoreçam a manipulação da doença por parte da criança. Na Casule, oferecemos esse tipo de atendimento com base na terapia cognitivo-comportamental.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Transtorno de Tourette

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno de Tourette, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno de Tourette.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This