sindrome-de-tourette

Transtorno de Tourette

Atualizado em 31/05/2017
Por Nayara Benevenuto

Transtorno de Tourette

Atualizado em 31/05/2017
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno de Tourette

O Transtorno de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico genético que se manifesta cerca de três a quatro vezes mais no sexo masculino do que no feminino. É considerada uma doença grave, que causa grande comprometimento psicossocial, causando sofrimento aos portadores e seus familiares.

Segundo o DSM-V (APA, 2014) o Transtorno de Tourette é considerado um Transtorno de Tique e o seu diagnóstico é formado a partir da presença de quatro critérios:

  • múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais no mesmo quadro, mas não necessariamente ao mesmo tempo;

  • os tiques podem aumentar ou diminuir de frequência, mas devem persistir por mais de um ano desde o início do tique;

  • o início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade;

  • a perturbação não é atribuída a efeitos fisiológicos de uma substância ou outra condição médica.

Os tiques são movimentos motores ou vocalizações repentinas, rápidos, recorrentes e não ritmados. Os tiques motores geralmente são os primeiros a aparecer, podem ocorrer no corpo todo, enquanto os tiques vocais aparecem, como por exemplo, no comportamento de fungar, tossir repetidamente, rir involuntariamente, pigarro e uma variedade de sons e gritos, havendo presença de ecolalia (repetição mecânica de palavras ou frases que o paciente ouve), palilalia (repetição involuntária de palavras) e coprolalia (tendência incontrolável a usar palavras obscenas).  Um aspecto característico da doença é que os sintomas mudam com o passar dos tempos.

terapia-online-casule-banner

Comorbidades

O Transtorno de Tourette apresenta alta comorbidade com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), levando a um questionamento sobre uma possível base neurobiológica comum (Hounie & Petribú, 1999).

Tratamento

O tratamento é psicossocial e farmacológico. Até o momento, não há tratamento curativo, mas o alívio dos sintomas e a promoção de maior qualidade de vida ao paciente é eficaz. O tratamento psicológico abrange atendimentos clínicos à criança, orientação de pais e educadores. Uma orientação importante é não estigmatizar o paciente, evitar atitudes superprotetoras que favoreçam a manipulação da doença por parte da criança. Na Casule, oferecemos esse tipo de atendimento com base na terapia cognitivo-comportamental.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Transtorno de Tourette

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno de Tourette, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno de Tourette.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This