Irmãos que brigam muito: O que fazer?

Atualizado em 28/07/2015
Por Redatora Casule

Irmãos que brigam muito: O que fazer?

Atualizado em 28/07/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Irmãos que brigam muito: O que fazer?

casule-psicologia-irmaos-que-brigam

terapia-online-casule-banner
  • Você certamente já ouviu a expressão: “Os filhos são o espelho dos pais”, e é uma sábia expressão. Realmente os filhos são reflexos de seus pais. Como é triste e ruim um lar onde os membros da família não se dão bem, mas pensemos, como essa família começou? Com os pais.

    Os pais e o relacionamento que estabelecem entre si será o modelo que os filhos irão seguir mais tarde, e posteriormente reproduzirão isso em suas próprias famílias.

    Analise seu lar hoje, como seus filhos se relacionam? Há muitas brigas, há desrespeito, inveja, competição entre eles? Saiba que, nós pais, somos em grande parte responsáveis pela forma como nossos filhos tratam uns aos outros.

    A desarmonia do lar vem de um ambiente onde um grita com o outro, um isola o outro e onde há muitas brigas e discussões; não há respeito, tolerância ou paciência e a raiva e ira são predominantes.

    A forma como o casal se relaciona e a forma como se relacionam com os filhos será o modelo para se relacionarem com o mundo. Por exemplo, há casais que gritam um com o outro, os filhos irão reproduzir isso e certamente irmão gritará com irmão. Há pais que competem entre si e incentivam a competição nos filhos, isso facilita para que a rivalidade entre irmãos se estabeleça.

    O que podemos fazer para influenciar os filhos de modo positivo para que haja menos brigas entre irmãos?

  • Mude a si mesmo

    não há como modificar o outro, somente a pessoa é capaz de mudar a si própria, mas ela só fará isso se encontrar sentido. Então, primeiramente mude a si mesmo tão profundamente para que seus filhos sintam essa mudança, participem dos benefícios dela e vejam sentido em mudar também. Não será uma tarefa a ser cumprida em um dia ou uma semana, será uma tarefa para toda a vida, mantenha em mente essa mudança e cada dia que passar será mais fácil.

  • Seja justo

    não instigue a rivalidade entre os irmãos. Há uma grande diferença entre competição e rivalidade, embora ambas as palavras remetam à concorrência, a rivalidade traz consigo um elemento bastante venenoso que é o ciúme. A competição é inerente ao ser humano, mas não precisa e não deve se tornar rivalidade. Os pais devem ficar atentos, pois às vezes, sem querer contribuem para que uma simples competição entre irmãos se torne rivalidade. Eles fazem isso quando são injustos em punições, quando elogiam apenas um dos irmãos e quando fazem comparações entre eles. Evitem essas atitudes para que não haja rivalidade entre seus filhos.

  • Reforce quando os filhos se tratarem de modo adequado

    tome cuidado para não reforçar os comportamentos de brigas entre os irmãos. Os pais fazem isso quando ficam falando sobre o comportamento ruim o tempo todo, quando contam para outras pessoas e quando fazem eles próprios aquilo que não querem que os filhos façam. Atentem para incentivá-los quando se tratarem de forma cordial e respeitosa, você pode fazer isso elogiando, contando para outras pessoas o modo como eles se trataram e reproduzindo aquilo que eles fizeram de bom e adequado.

    Gentileza gera gentileza, precisamos deixar que o amor prevaleça ao invés da ira e da raiva. Tolerância e paciência podem ser fortes elementos na busca pela harmonia do lar.

  • FONTE:http://familia.com.br/filhos/irmaos-que-brigam-muito-o-que-fazer
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Irmãos que brigam muito: O que fazer?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Irmãos que brigam muito: O que fazer?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Irmãos que brigam muito: O que fazer?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This