Conflitos familiares

Atualizado em 18/04/2016
Por Redatora Casule

Conflitos familiares

Atualizado em 18/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conflitos familiares

Tratamento dos problemas familiares

Considero as questões que podem ser tratadas dentro de “problemas familiares” as que podem ter sido causadas pelos relacionamentos ou comportamentos de membros da família, ou que podem ter tido outras causas mas que foram exacerbados devido a interação com a família.

Normalmente estão na infância os momentos onde as ações da família podem ser significativas, quando disfuncional, a ponto de requerer intervenção terapêutica em algum outro momento da vida, mas a qualquer instante pode ocorrer situações que gerem conflitos emocionais.

Famílias podem apresentar problemas claramente identificados como por exemplo membros portadores de dependência química, agressivos, abusivos, etc. Mas também podem apresentar problemas que nem sempre são percebidos numa primeira análise  como por exemplo comportamentos sutis de rejeição, experiências não tão intensas mas repetitivas de dominação, dependência emocional, etc.

Nem sempre é possível que os membros da família compareçam à psicoterapia, mas é possível realizar a psicoterapia individual considerando as influências da família na formação da problemática da pessoa que procura ajuda psicológica.

Algumas vezes o psicólogo recebe queixas onde percebe que a influência da família, quanto ao problema apresentado em consultório, ocorreu em algum momento do passado, e mesmo que estas situações não mais ocorram, é possível que ainda haja sequelas emocionais e comportamentais.

terapia-online-casule-banner

Outras vezes as situações problemas ainda ocorrem e, é possível que o paciente procure ajuda com objetivo de conseguir lidar com esta família.

Qualquer pessoa da família pode ser considerada na análise e psicoterapia como por exemplo, pais, irmãos, tios, primos, avós. Normalmente os familiares mais próximos são o que “aparecem” com maior frequência  nos temas tratados em consultório, mas outros parentes que tenham maior convivência, ou influencia, também costumam ser protagonistas nos relatos.

Situações comuns podem ser a falta ou dificuldade de comunicação entre os membros da família, diferenças de opiniões, abusos físicos ou verbais, impedimento da autonomia, proibições ilógicas, desconfianças, comportamento imprevisível, intolerância, punições desproporcionais, chantagem emocional, criticas exageradas, falta de apoio, comportamento invasivo, etc.

É possível que ocorram problemas na família que não afetam diretamente a pessoa que procurou ajuda psicológica mas de forma indireta pode abalar emocionalmente ou estressar, como por exemplo em situações de doença na família onde as necessidades desta pessoa pode superar a capacidade de atendimento por este membro da família, idosos com necessidades especiais, desavenças entre outros membros da família, etc.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/problemas-familiares.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Conflitos familiares

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Conflitos familiares, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Conflitos familiares.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This