A linguagem é a forma como o homem expressa suas ideias e sentimentos. Existe a linguagem verbal e a linguagem não-verbal. Ela pode ocorrer através da fala, da escrita, dos gestos, dos desenhos ou das expressões. Sobre o desenvolvimento da linguagem, há um vídeo que pode ser conferido aqui: https://casule.com/como-se-desenvolve-linguagem-video-completo/

Confira, a seguir, algumas formas simples de estimular a linguagem das crianças:

– Converse com o bebê! O bebê tem condições de ouvir desde a barriga da mãe, então converse sempre com ele! Quando ele nascer, continue conversando, só que agora olhando para ele, pois dessa forma ele poderá ver os movimentos que são feitos pela boca ao falar e as expressões do seu rosto associados a cada palavra.

– Explore os sons! Voltar a atenção da criança para os sons ao nosso redor estimula sua percepção e, consequentemente, sua linguagem. Músicas são ótimas aliadas nesse momento, principalmente as que envolvem rimas, pois levam à capacidade de perceber e manipular os sons da fala.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

– Estimule a fala! A criança precisa sentir necessidade de falar para desenvolver a fala. Sempre nomeie os objetos utilizados no dia-a-dia, as partes do corpo durante o banho e os nomes das pessoas que convivem com ela, dando significado a cada palavra. Além disso, insira novas palavras durante as brincadeiras e repita-as em diferentes contextos, a fim de fixar sua aprendizagem. Ensine também as relações entre palavras, objetos e ideias. Além disso, fale sempre da forma correta com a criança, pois grande parte da sua aprendizagem vem do modelo que ela recebe.

– Brinque com a criança! Através da brincadeira surgem novos vocábulos, expressões e é um ótimo momento para oferecer um modelo adequado de fala e de dar significado às palavras.

– Estimule o convívio com outras crianças! Ao conviver com outras crianças, são observados os comportamentos e as intenções que elas têm para se comunicar. Para não ficar para trás, a criança tem que se esforçar para se comunicar também.

– Ofereça segurança! Mudanças repentinas podem travar o desenvolvimento ou fazê-lo regredir. Diante de uma mudança brusca na rotina da criança, converse com ela sobre isso, oferecendo sempre o suporte necessário para que ela se sinta segura.

– Leia para a criança! Dê o exemplo! Leia sempre para as crianças e ofereça à criança acesso aos livros. Dentre tantos benefícios, a leitura ajuda a promover o raciocínio crítico, amplia o conhecimento, proporciona entretenimento, enriquece o vocabulário, aprimora a escrita e desenvolve a criatividade, por exemplo.