Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio

Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?

Atualizado em 26/08/2020
Por Editor de Conteúdo

Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?

Atualizado em 26/08/2020
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A síndrome do ninho vazio é caracterizada por sentimentos como tristeza, solidão e/ou desânimo por parte dos pais quando os filhos crescem e saem de casa, seja por ter tido uma oportunidade de estudo ou trabalho em outra cidade, tenha se casado ou simplesmente por ido morar sozinho.

Não são todos os pais ou responsáveis que experimentam tais sentimentos diante dessas situações. É mais comum percebermos esse sofrimento emocional entre os pais que se viram mais envolvidos com a vida e as atividades dos filhos, por exemplo, quando um dos pais deixa de trabalhar fora para cuidar da educação dos filhos e não retorna mais para o mercado de trabalho. 

lidadndo-com-o-ninho-vazio
É normal sentir estranheza e desconforto a mudança de um filho.

Perceber o crescimento e o desenvolvimento dos filhos pode ser, portanto uma mistura de sentimentos para os pais, que de um lado sentem-se orgulhosos da trajetória dos filhos, mas por outro sentem-se como se não houvesse mais função para eles, ao perceber que agora são capazes de caminhar e fazer suas escolhas de forma independente. 

Sintomas mais comuns

Ainda que muitos pais criem seus filhos para o mundo e estimulem a sua independência para que, um dia, possam sair de casa em busca de seus sonhos, quando este dia chega muitos pais sentem que ainda não estão prontos para esta mudança. A síndrome do ninho vazio pode atingir tanto homens como mulheres, apresentando intensidades distintas, variando de acordo com a individualidade e vivência de cada um.

Muitos são os fatores que podem influenciar no surgimento dos sintomas, tanto o pai quanto a mãe podem passar por mudanças hormonais como a andropausa ou a menopausa, estarem em momentos de mudança como o período de aposentadoria ou a própria saída dos filhos podem causar mais conflitos entre o casal, por exemplo. 

Desta maneira, não é incomum a presença de sintomas como melancolia, depressão, aumento do estresse, mudanças no sono e apetite para mais ou para menos, diminuição da libido, dentre outros.

Como lidar com a saída dos filhos de casa?

Perceba essa mudança como uma fase natural da vida

Chegar à fase da vida em que os filhos buscam sua independência é um processo natural da vida. Talvez não se tenha mais o papel de pais protetores, mas novas possibilidades podem surgir a partir desse momento. Compreenda que este é o fim de um ciclo, e não da relação de amor entre vocês. Tenha confiança no trabalho que você fez e orgulhe-se de ter cumprido a sua missão!  

terapia-online-casule-banner

Busque novos sonhos

Seus filhos saíram de casa, conseguem viver de forma independente e você não tem mais aquela sensação de “utilidade” que possuía antes em relação aos seus filhos. Mas agora é momento de pensar no tempo que você possui para se dedicar aos seus hobbies, a execução de velhos sonhos que foram sendo deixados para depois, fazer aquela viagem que foi sendo adiada, aprender a fazer coisas novas, ter tempo para você. 

Dedique-se a relação do casal

Dedique se a relação do casal
Estar com o seu parceiro s aós em casa é uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento.

Muitos casais quando se veem sozinhos em casa, sem a presença dos filhos começam a perceber que já não possuem mais sonhos em comum ou agora que os dois passam mais tempo juntos começam a se incomodar com as pequenas diferenças da rotina diária. O casal pode aproveitar para planejar atividades entre os dois ou executar sonhos antigos que foram sendo esquecidos.

Veja o lado positivo dessa mudança

Pais e filhos poderão sentir os impactos dessas mudanças, mas elas não precisam ser negativas. A saudade e a distância podem colaborar para que uma relação mais forte e madura seja estabelecida entre a família. 

E sempre que sentir que está difícil lidar com isso sozinho(a) busque ajuda!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como os pais podem diminuir o sofrimento diante da síndrome do ninho vazio?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This