saúde mental na graduação - psicologia - casule
Saúde Mental na Graduação (vídeo completo)
2 de outubro de 2017
Principais-técnicas-de-Programação-Neurolinguística-casule
Principais técnicas de Programação Neurolinguística
4 de outubro de 2017

Você tem dedicado um tempo a si mesmo?

Você-tem-dedicado-um-tempo-a-si-mesmo-casule

Muito se fala em Qualidade de Vida nos dias de hoje. Com conceito amplo, a maioria das pessoas entende a expressão com o fato de “sentir-se bem”.
Essa expressão tornou-se a busca incansável de pessoas que vivenciam a correria do dia-a-dia, a falta de tempo para o lazer e para a família, os problemas de saúde e todas as outras situações que causam insatisfação. Mas afinal…

O que é qualidade de vida?

O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem estar pessoal, compreendendo vários aspectos como a saúde física e emocional, a interação social, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualidade de vida é a percepção que um indivíduo tem sobre sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Qualidade de vida e saúde mental:

O conceito de qualidade de vida vem ganhando cada vez mais uma importância crescente no campo da saúde mental e dos cuidados de saúde, aumentando sua importância no discurso e prática de profissionais da área.
Uma pessoa com a saúde mental debilitada, por exemplo, tem grande dificuldade em manter relacionamentos amorosos, desempenhar funções no trabalho e em casa.
Para cuidar da saúde mental, é necessário e importante manter boas relações com as pessoas que nos rodeiam, ter uma vida amorosa satisfatória, não remoer problemas passados, perdoar-se e perdoar o próximo, sorrir sempre que puder, chorar quando for necessário e amar.
Estar com uma boa saúde mental é estar em equilíbrio com o seu mundo interior e com o mundo que o rodeia, é estar em paz consigo mesmo e com os outros.

Como melhorar a qualidade de vida?

Para que possamos garantir uma boa qualidade de vida, devemos começar a nos preocupar com a manutenção de hábitos saudáveis, como cuidar do corpo, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, manter relações saudáveis e ter tempo para realizar atividades prazerosas.
E para atingir um estado completo de bem-estar físico, mental e social, o indivíduo deve ser capaz de identificar e realizar os seus desejos, satisfazer as suas necessidades e transformar ou adaptar-se ao meio.
Ser saudável é um caminho que se traça dia-a-dia nas menores escolhas que cada ser humano faz. Sendo assim, opte por uma vida mais íntegra e surpreenda-se com as diferenças que alguns gestos podem fazer. Ser saudável não se limita àquilo que vemos no nosso corpo. Se sentir bem e feliz é um fator importante para a sua qualidade de vida e bem-estar.

Dicas para ter uma qualidade de vida:

Melhore seu pensamento!
Seja otimista!
Encontre tempo para si e para quem gosta!
Dedique-se a novos hobbies!
Evite o isolamento!
Faça o que gosta!
Tenha sonhos e objetivos!
Seja feliz!
Mantenha a menta ativa!
Respire profundamente!
Faça exercícios!
Durma bem!
Tenha mais contato com a natureza!
Aceite sua vida!
Sorria!
Viva!

Comentários

comentários

Milena Magiolo
Milena Magiolo
Psicóloga que percebe a infância como uma etapa importante na vida do ser humano e valoriza a atenção e o cuidado em suas sessões. Apaixonada pela família, amigos, dança e chocolate.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta