Organização, foco, planejamento e controle emocional.
Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Para solucionar esse problema, preparamos esse vídeo para te ajudar a ter uma melhor relação emocional com o dinheiro e saber lidar melhor com ele.
Você tem alguma estratégia para lidar com a sua vida financeira?
A forma como lidamos com nosso dinheiro pode ser causa e/ou consequência das nossas emoções.
3 estratégias:
Autoconhecimento;
Definir metas e
Organização e controle de gastos.
De forma geral, podemos dividir as relações com o dinheiro entre positivas e negativas.
Em casos positivos, podemos pensar nas extravagantes escolhas a partir de felicidade, poder ou autoafirmação, por exemplo. Podendo chegar ao outro extremo, quando existe avareza, ansiedade, culpa, imaturidade ou medo.
Entre as emoções que mais se destacam no momento de gastar, estão o poder e autoafirmação, como aspectos positivos.
Através delas, o indivíduo gasta para satisfazer os seus prazeres, sem pensar no futuro e tudo isso para manter um bom padrão social ou para agradar a si próprio.
As emoções positivas nos tornam mais ousados e impulsivos na hora de gastar, o que faz com que o equilíbrio nessas situações seja tão difícil.
Nas formas negativas, temos a imaturidade e a ansiedade como as campeãs. Elas são responsáveis por comportamentos impulsivos para suprir determinadas necessidades.
Para entender como você se relaciona com seu dinheiro, é importante identificar por quais razões você não tem conseguido manter a linha na hora de economizar.
Por isso, estar atento às suas movimentações financeiras e, principalmente, a você mesmo, deve ser o foco para compreender como tudo está funcionando.
O nosso bolso e as nossas relações com o dinheiro afetam as nossas emoções, por isso merecem todo nosso cuidado.
Confira com Taiane Oliveira psícóloga da Casule!
Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)
Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento