Síndrome-de-Burnout-blog-casule

Síndrome de Burnout

Atualizado em 27/07/2020
Por Cristina Daret

Síndrome de Burnout

Atualizado em 27/07/2020
Por Cristina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome de Burnout

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome de Esgotamento Profissional, e é caracterizada por um desgaste que causa à pessoa prejuízos nos aspectos emocionais e físicos que ocasionam um esgotamento profissional.

Um exemplo de pessoas que passam por esse esgotamento são aquelas que relatam um excessivo quadro de cansaço devido ao trabalho, as que sentem uma sensação de estresse ao se aproximar a segunda-feira, etc. 

Homem estressado com síndrome de burnout
Cansaço em excesso, irritação e desânimo são sintomas da síndrome de Burnout

Desde que esse distúrbio foi mencionado pela primeira vez na literatura médica em 1974, várias pesquisas foram realizadas e apontam que cerca de 33 milhões de brasileiros são acometidos pelo Burnout. Sendo mais atingidas as pessoas que possuem uma vida (pessoal e profissional) mais atarefada ou que desempenham jornadas duplas.

Outra questão comum entre as pessoas que sofrem com este transtorno, é que geralmente as suas funções estão relacionadas a algo que exige muito desse profissional ou geram muita responsabilidade a ele, fazendo com que se tornem perfeccionistas em exagero ou sintam-se constantemente cobradas.

apego de mais aos detalhes
Se apegar de detalhes pode gerar desgaste mental.

É comum também que os trabalhadores sejam cobrados fora do seu turno de trabalho, sendo tão exigidos durante a execução de suas tarefas que não consigam (ou possam) ter seus momentos de lazer, descontração e relaxamento, vivendo em constante estado de alerta.


Quais são as principais causas da Síndrome de Burnout?

As principais causas estão relacionadas com o fato das relações com o trabalho se tornarem fatores de ansiedade, estresse e começarem a adoecer o trabalhador.

É recorrente perceber esse tipo de situação quando, há uma mudança de chefia e a forma de cobrança desse novo líder é mais agressiva ou não há respeito com os necessários momentos de descanso dos colaboradores. Assim esses profissionais são levados a uma exaustão e sua saúde emocional e física são colocadas em risco.  

A sindrome de burnout pode aparecer em estudantes
Estudante com síndrome de burnout

É válido destacar que o Burnout está associado ao excesso de esforço emocional, mental ou físico para executar uma tarefa, seguido de curtos ou inexistentes momentos de relaxamento e descontração. Sendo assim, a doença pode ocorrer em estudantes, “concurseiros”, no ambiente de trabalho ou mesmo executando as tarefas domésticas. O que ocorre é que essas tarefas geram um grande gasto de energia que pode ser a razão para que os sintomas do Burnout surjam.

terapia-online-casule-banner

Como identificar a Síndrome de Burnout?

Caso você tenha se identificado com questões levantadas neste texto, é importante que você busque a ajuda de um profissional, tanto para fechar um diagnóstico, como para medicar caso necessário e buscar as melhores formas de tratamento para o seu caso. 

Como identificar a Síndrome de Burnout
Como identificar a Síndrome de Burnout

Alguns dos sintomas mais comuns neste transtorno são: 

É importante ressaltar que muitas vezes os pacientes temem buscar ajuda profissional por medo de serem demitidos. Mas não permita que esse receio te impeça de se cuidar, você não está sozinho(a)! 

Psicologia Casule

A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Síndrome de Burnout

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome de Burnout, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome de Burnout.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This