fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Cada vez mais a população está envelhecendo, mas precisamos cuidar para que esse processo aconteça da forma mais saudável possível. Para que isso ocorra é preciso ensinar hábitos saudáveis as crianças, para que estes costumes os acompanhem ao longo de suas vidas. Aprendendo desde a infância a cuidar da saúde será mais fácil ser no futuro um idoso consciente da importância de manter algumas atividades como forma de estar atento ao seu bem estar e evitar o isolamento social na terceira idade. 

Se considerarmos que o isolamento social pode acarretar uma série de problemas para o idoso, tais como: depressão, ansiedade, aumento do risco de morte, hipertensão, doenças cardiovasculares e outras, é importante que tenhamos mais atenção ao quanto esse idoso é capaz de se socializar com outras pessoas. Para alguns indivíduos, viver de forma mais isolada, será uma opção de vida, mas, para outros isto é uma imposição das mudanças que ocorrem na velhice, a mudança social. Ela pode ocorrer porque esse idoso se aposentou e perdeu o contato com os amigos de trabalho, porque as pessoas mais próximas (amigos, familiares ou cônjuge) faleceram, por motivos de saúde esse idoso pode estar mais impossibilitado de sair, etc. E caso esse idoso não busque outros laços de amizade ou redes de apoio, esse isolamento pode trazer ainda mais complicações para a sua saúde.  

A família como rede de apoio

A família exerce um importante papel para que o idoso não se sinta isolado e cuide da sua saúde física e mental. Para isso a família precisa estar atenta a alguns pontos:

  • Ser paciente com as mudanças que irão acontecer com a chegada da idade e compreender que apesar dessas mudanças ele ainda é capaz de executar as tarefas, talvez de uma forma ou velocidade diferentes. Mas é importante que a família faça as mudanças necessárias para a sua segurança sem, no entanto superproteger esse idoso.
  • Ter atenção nos casos em que há a necessidade do idoso morar com os filhos, familiares ou em uma casa para idosos, para que ele não se sinta isolado mesmo estando cercado por outras pessoas. Assim, é importante que as pessoas permitam que esse idoso participe da rotina da casa, que os familiares façam visitas ou mantenham contato da forma que for possível.
  • Nas situações em que o idoso precise morar com os filhos, uma situação comum é a família delegar funções sem consultar o idoso a respeito de sua disponibilidade ou desejo para executar tal tarefa.
  • Às vezes a família, na intenção de proporcionar uma vida mais feliz para o idoso, começa a fazer uma série de planejamentos, mas nem sempre tais planejamentos contam com a participação do idoso. É importante que o idoso também opine sobre as tarefas ou as atividades e laser e seja respeitado caso não queira participar. 
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This