vamos-falar-sobre-estresse-blog-casule

Vamos falar sobre o estresse?

Atualizado em 17/04/2020
Por Redatora Casule

Vamos falar sobre o estresse?

Atualizado em 17/04/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vamos falar sobre o estresse?

Todos já passaram, ou conhecem alguém que passou, por um estado de estresse significativo. O desconforto e os impactos na saúde física e mental também são muito discutidos. Mas o que de fato ocorre quando estamos sob esse estado?

O ser humano organiza-se cognitivamente para representar, dar sentido e então responder ao contexto, incluindo ambientes físicos e sociais. Dessa forma, funciona a partir de tal organização, e para isso tem estratégias e automatismos que vão potencializando sua ação sobre esse contexto. E o que ocorre quando mudamos bruscamente esse contexto, ou quando sofremos algum tipo de pressão para uma tarefa ou desempenho, tidos como desafiadores? Diante de mudanças e alterações necessárias nesses padrões, passamos por um processo de reorganização e adaptação ao novo cenário. 

A adaptação é o processo que permite ao ser humano adequar-se ao seu ambiente e contexto. Para isso, ocorrem alterações que envolvem os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, como mecanismo de regulação e ajuste do organismo frente ao desafio enfrentado.  

É possível subdividir o processo de estresse em três etapas: 1) Alarme ou alerta, que se refere a ruptura do equilíbrio interno do organismo para enfrentar o agente estressor.  Nesta fase, atua como agente principal o Sistema Nervoso Autônomo, que promove a liberação de vários neurotransmissores em diversos órgãos-alvo, desencadeando a liberação de hormônios específicos (como a adrenalina e noradrenalina, por exemplo); 2) Resistência, que pode ser entendida como um conjunto de reações comportamentais e fisiológicas que buscam manter alto desempenho, físico e cognitivo, a fim de minimizar ou eliminar o agente estressor, sendo a liberação de cortisol uma marca dessa fase; 3) Exaustão, que ocorre quando o agente estressor se mantém, provocando uma sobrecarga e cronicidade do processo. 

terapia-online-casule-banner

Os diferentes impactos desse funcionamento variam de acordo com a forma em que a pessoa vivencia o momento. Fatores como a magnitude e frequência do agente estressor, componentes ambientais e genéticos, bem como o paciente interpreta, avalia e elabora estratégias de enfrentamento possuem influência na experiência de estresse. 

A ansiedade é uma emoção altamente associada ao estresse, e trata-se da necessidade de preparo e proteção relacionada a um risco futuro, muito comum em situações de baixa previsibilidade ou risco iminente. Ela prepara a pessoa para reagir ao agente estressor, enfrentando-o ou fugindo. Sua experiência é desconfortável, com sensações fisiológicas marcantes, o que leva a pessoa a não se relacionar bem com sua presença. 

As avaliações e percepções frente às situações são pontos essenciais no trabalho da cronicidade do estresse e ansiedade patológica. Na busca por segurança, algumas pessoas superestimam seu poder de controle sobre os eventos, levando-as a um estresse que persiste, já que tal controle é inatingível, chegando à exaustão e níveis de ansiedade intensos. A dificuldade em lidar com a ansiedade pode potencializar o aumento de outros estados emocionais, promovendo dificuldade na regulação emocional. Assim, a saúde, em seus aspectos físicos e mentais, fica ameaçada pela maneira de experimentar esses processos, que a princípio são naturais, mas podem se intensificar. 

A filtragem dos eventos controláveis e não controláveis, bem como a aceitação desses últimos, são fatores importantes para a regulação emocional. A experiência da ansiedade como emoção, e não ameaça, também auxilia na tolerância ao desconforto interno e manutenção de taxas proporcionais desse estado emocional. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Vamos falar sobre o estresse?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Vamos falar sobre o estresse?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Vamos falar sobre o estresse?.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This