O que é a megalomania?

Atualizado em 03/02/2016
Por Redatora Casule

O que é a megalomania?

Atualizado em 03/02/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a megalomania?

Ao longo da história, muitos foram os personagens que foram considerados como megalômanos por seus ares de superioridade e grandeza, como Julio César ou Napoleão. A megalomania consiste em um transtorno da personalidade que leva a ideias delirantes e outras alterações de conduta.

Napoleão Bonaparte

É comum que se produza em pessoas altamente narcisistas e que inclusive podem chegar a ocupar altos cargos em diversos âmbitos: político, social, etc. Se você quer saber mais a respeito do que é a megalomania, quais são seus sintomas e tratamento.

Em que consiste a megalomania?

Entende-se por megalomania o transtorno mental que implica delírios de grandeza, onipotência, poder e riqueza. As pessoas com este estado psicopatológico costumam ter uma obsessão compulsiva pelo controle, “obsessão pelo grande”. Dentro da megalomania, por um lado, podem haver casos de quem têm traços ou transtornos de personalidade megalomaníaca são produzidos por um excesso de narcisismo e autoestima que leva a alterar a realidade. De outro lado, existe quem padece de um transtorno delirante megalomaníaco como é a ideação delirante; esta alteração da conduta deve ocorrer durante mais de um mês e a pessoa em questão vive sua vida através de ideias delirantes e não é capaz de reconhecer nenhuma outra realidade.

terapia-online-casule-banner

Quais são os sintomas da megalomania?

Em muitas ocasiões, é muito difícil detectar que uma pessoa padece de um transtorno de personalidade como a megalomania, e ainda mais quando o indivíduo em questão não considera que tem um problema. Também cabe destacar que pode estar unida a outros transtornos mentais como a psicopatologia ou o transtorno bipolar. No entanto, alguns dos traços mais comuns nas pessoas com transtornos megalomaníacos ou megalomania são:

  • Ideias delirantes.
  • Ares de grandeza e superioridade.
  • Narcisismo.
  • Socialmente podem ser bem vistos e ostentar altos cargos, por exemplo, políticos.
  • Não costumam causar empatia.
  • Complexo de inferioridade ou superioridade, segundo o caso.

Qual é o tratamento da megalomania?

fatores de proteção pata tentativas de suicídio

Quanto à forma de tratar a megalomania, sempre recai nos psicólogos, que deverão avaliar cada caso e iniciar o tratamento mais adequado. Normalmente, passará por mostrar à pessoa que suas crenças e ideias não são certas e ajudar a ver a realidade.

FONTE: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-megalomania-17326.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O que é a megalomania?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a megalomania?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a megalomania?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG

Por que as crianças mentem?

É comum que os pais fiquem preocupados quando notam que os filhos estão criando o habito de mentir e não sabem a melhor maneira de abordar o assunto.
Leia mais
Por-que-as-crianças-mentem
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This