Complexo de Superioridade: Origem e Implicações

Atualizado em 05/09/2016
Por Redatora Casule

Complexo de Superioridade: Origem e Implicações

Atualizado em 05/09/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Complexo de Superioridade: Origem e Implicações

O Complexo de Superioridade é uma forma de sobrevalorização inconsciente que tem como objetivo compensar sentimentos de inferioridade. Mas qual a sua origem? Quais as suas implicações? E o que é um “complexo”?

Antes de mais, é importante clarificar o que é um “Complexo”. O Complexo é um conceito que nasceu na Psicologia Analítica, constituindo um conjunto de pensamentos, ideias e crenças carregadas de emoções. Portadores de uma carga energética substancial, estruturam-se como entidades autônomas. Quando ativados por causas internas ou externas, como um trauma, um choque emocional ou conflito moral, estes podem dominar o ego, dominando assim a forma da pessoa ser e estar.

O Complexo de Superioridade tem como base um mecanismo inconsciente de compensação, por reflexo de sentimentos internos de inferioridade, frequentemente despertados por críticas, rejeição, negligência. A expressão de “Complexo de Superioridade”  foi originalmente criada por Afred Adler.

Os indivíduos que manifestam o Complexo de Superioridade, projetam com frequência os seus sentimentos de inferioridade nos sujeitos que o rodeiam. Para os indivíduos com o Complexo de Superioridade, todos os que estão á sua volta são inferior a ele.

O Complexo de Superioridade pode incluir, opiniões exageradamente positivas sobre o seu valor e as suas capacidades próprias, expectativas extremamente altas em relação aos seus projetos e ações. São indivíduos, vaidosos, vestem-se de forma excêntrica e extravagante (com objetivo de focar e chamar atenções), são orgulhosos, sentimentalistas, têm tendência para questionar e desacreditar opiniões de outras pessoas, tentando impor a sua opinião, numa tentativa de dominar aqueles que considera mais fracos e menos importantes.

terapia-online-casule-banner

Muitas vezes verifica-se também, um afastamento social e isolamento do individuo com Complexo de Superioridade face ao mundo. Como forma de fugir e evitar a realidade, que o seu inconsciente tanto tem medo. O Complexo de Superioridade cria um medo extremo do individuo se confrontar com a sua própria desilusão. Quando confrontado com a realidade este vai usar todos os seus recursos, para fugir e evitar a mesma. Em alguns casos revelam-se extremamente bons comunicadores, persuasivos e com argumentos aparentemente sólidos.

O Complexo de Superioridade é uma mascara para ocultar a sua inferioridade. Um individuo que possua este complexo, frequentemente afirma que é extremamente competente ou até o mais competente, mas no seu íntimo duvida da sua competência; frequentemente afirma que é o melhor pai (ou mãe), ou que os seus filhos são os melhores educados e competentes, quando no seu íntimo duvida da capacidade e competência de ser pai (ou mãe).

As justificações silenciam a culpa e mante-nos convencidos que não estamos a cometer um erro.

Esta fuga extrema da realidade pode em casos extremos, originar um surto psicótico. Visto que na sua realidade ele não pode ser inferior, confrontado com esse facto origina a rejeição da realidade, dando origem a alucinações, paranoias, etc.

Curiosamente, em alguns casos, o complexo de superioridade pode coexistir num mesmo individuo com o complexo de inferioridade. São considerados por muitos autores duas diferentes expressões de uma mesma patologia, isto é, tanto o complexo de superioridade como o de inferioridade podem ter a mesma origem, porém são formas de expressar diferentes.

FONTE:http://www.psicologiafree.com/curiosidades/complexo-de-superioridade-origem-e-implicacoes/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Complexo de Superioridade: Origem e Implicações

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Complexo de Superioridade: Origem e Implicações, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Complexo de Superioridade: Origem e Implicações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This