O que é a megalomania?

Atualizado em 03/02/2016
Por Redatora Casule

O que é a megalomania?

Atualizado em 03/02/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a megalomania?

Ao longo da história, muitos foram os personagens que foram considerados como megalômanos por seus ares de superioridade e grandeza, como Julio César ou Napoleão. A megalomania consiste em um transtorno da personalidade que leva a ideias delirantes e outras alterações de conduta.

Napoleão Bonaparte

É comum que se produza em pessoas altamente narcisistas e que inclusive podem chegar a ocupar altos cargos em diversos âmbitos: político, social, etc. Se você quer saber mais a respeito do que é a megalomania, quais são seus sintomas e tratamento.

Em que consiste a megalomania?

Entende-se por megalomania o transtorno mental que implica delírios de grandeza, onipotência, poder e riqueza. As pessoas com este estado psicopatológico costumam ter uma obsessão compulsiva pelo controle, “obsessão pelo grande”. Dentro da megalomania, por um lado, podem haver casos de quem têm traços ou transtornos de personalidade megalomaníaca são produzidos por um excesso de narcisismo e autoestima que leva a alterar a realidade. De outro lado, existe quem padece de um transtorno delirante megalomaníaco como é a ideação delirante; esta alteração da conduta deve ocorrer durante mais de um mês e a pessoa em questão vive sua vida através de ideias delirantes e não é capaz de reconhecer nenhuma outra realidade.

terapia-online-casule-banner

Quais são os sintomas da megalomania?

Em muitas ocasiões, é muito difícil detectar que uma pessoa padece de um transtorno de personalidade como a megalomania, e ainda mais quando o indivíduo em questão não considera que tem um problema. Também cabe destacar que pode estar unida a outros transtornos mentais como a psicopatologia ou o transtorno bipolar. No entanto, alguns dos traços mais comuns nas pessoas com transtornos megalomaníacos ou megalomania são:

  • Ideias delirantes.
  • Ares de grandeza e superioridade.
  • Narcisismo.
  • Socialmente podem ser bem vistos e ostentar altos cargos, por exemplo, políticos.
  • Não costumam causar empatia.
  • Complexo de inferioridade ou superioridade, segundo o caso.

Qual é o tratamento da megalomania?

fatores de proteção pata tentativas de suicídio

Quanto à forma de tratar a megalomania, sempre recai nos psicólogos, que deverão avaliar cada caso e iniciar o tratamento mais adequado. Normalmente, passará por mostrar à pessoa que suas crenças e ideias não são certas e ajudar a ver a realidade.

FONTE: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-megalomania-17326.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O que é a megalomania?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a megalomania?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a megalomania?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This