Ansiedade

Atualizado em 28/10/2020
Por Cristiane Schumann

Ansiedade

Atualizado em 28/10/2020
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Logo após o nascimento, é realizado um teste no bebê chamado “Apgar”. Nele são observados alguns reflexos dos bebês e um desses reflexões é relacionado ao medo.

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.

Frequentemente, muitos que sofrem de ansiedade costumam sentir raiva dela mas, na verdade, a ansiedade é importante para a nossa sobrevivência. É por conta dela que nos preocupamos com o que temos para comer em casa e que olhamos para atravessar a rua, por exemplo. Assim sendo, ela nos protege e faz com que tomemos algumas atitudes para nos protegermos, nos resguardarmos e não colocarmos em risco a nossa própria vida. Então, é mais viável “aceitar” a ansiedade como algo natural e adaptativo para nós seres humanos do que “brigar”com ela.

Quando a ansiedade se torna um problema?

Contudo, a ansiedade pode se tornar um problema quando ela se torna disfuncional, isto é, quando ela passa a não funcionar bem e isso pode acontecer de três formas: A primeira é quando ela está muito intensa, como acontece nos ataques de pânico, por exemplo. A segunda é quando ela é muito frequente, e todos os dias eu sinto uma ansiedade forte, uma preocupação excessiva, eu acordo e durmo com isso. E, por fim, quando ela é desproporcional ao perigo real, como acontece nos casos de fobias, por exemplo. Uma pessoa que tem fobia de borboleta, ela tem um medo muito maior do que o perigo que aquele inseto pode causar para nós. 

medo
Medo desproporcional da realidade pode causado por episódios de ansiedade

Portanto, a ansiedade torna-se disfuncional quando ela é desproporcional, frequente e intensa causando problemas para nós ou para os que convivem conosco.

Você tem clareza se seu nível de ansiedade é baixo, moderado ou intenso? Como é o seu grau de ansiedade? Sua ansiedade é intensa? É frequente? É desproporcional?

terapia-online-casule-banner

Preparamos um teste para você identificar o seu nível de ansiedade. Caso se sinta à vontade, clique aqui para ser redirecionado. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Ansiedade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

3 vilões da autoestima

A autoestima é a avaliação (positiva ou negativa) que o indivíduo faz sobre si. Existem 3 vilões da autoestima você conhece eles?
Leia mais
3 vilões da autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This