ativação mental da depressão

Ativação comportamental na depressão

Atualizado em 19/02/2021
Por Nayara Benevenuto

Ativação comportamental na depressão

Atualizado em 19/02/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ativação comportamental na depressão

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracterizam a depressão, pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, como insônia ou sonolência, perda ou aumento do apetite, baixa energia, diminuição da concentração e baixa autoestima. Devido a essa sensação de baixa energia e cansaço torna-se ainda mais difícil para o indivíduo executar tarefas, o que acaba reforçando os pensamentos negativos sobre si, como por exemplo, “estou sendo um peso”, “isso é minha culpa”, “eu sou inútil”. 

E como a TCC pode te ajudar?

Além das intervenções na modificação de pensamentos e crenças disfuncionais, a TCC pode auxiliar na ativação do comportamento. A ativação comportamental tem como objetivo incentivar o indivíduo a inserir ou retomar de forma gradativa práticas que proporcionam prazer e que são funcionais na sua vida. 

É muito importante promover essa ativação para que sejam realizadas mudanças no comportamento e no ambiente em que se está inserido para que o indivíduo consiga vivenciar momentos de prazer que irão auxiliar na alteração dos pensamentos negativos e distorções presentes no transtorno depressivo, se sentindo mais produtivos, úteis e capazes. 

Mas atenção! Não se trata apenas de incentivar o indivíduo a executar qualquer tarefa. É importante que aquela ação faça sentido pra ele, que ela realmente seja prazerosa, a fim de reforçar o seu comportamento, e não se tornar mais uma situação aversiva ou de esquiva. 

terapia-online-casule-banner

E lembre-se, se você estiver precisando de ajuda, procure por um profissional capacitado. A psicoterapia pode te ajudar!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Ativação comportamental na depressão

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ativação comportamental na depressão, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ativação comportamental na depressão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

3 vilões da autoestima

A autoestima é a avaliação (positiva ou negativa) que o indivíduo faz sobre si. Existem 3 vilões da autoestima você conhece eles?
Leia mais
3 vilões da autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This