Padrões de uso de substâncias e características da dependência (vídeo completo)
4 de julho de 2017
dependência química
Como saber se sou dependente?
5 de julho de 2017

Tristeza ou depressão?

Tristeza ou depressão?

Provavelmente, você já passou por alguma situação dolorosa, como a perda de alguém querido, término de relacionamento, uma briga ou outro evento difícil. Diante de momentos como esses o sofrimento realmente pode ser muito intenso, causando choro, sensação de impotência, dor no peito e desmotivação.

Quando a pessoa fica assim é comum que digam que ela está com depressão, mas será mesmo? Atualmente, o uso da palavra depressão vem sendo banalizado, o que contribui para que as pessoas a confundam com tristeza. Essa confusão é bastante comum, por isso a importância de esclarecer as diferenças entre as duas.

A tristeza é um sentimento natural do ser humano, normalmente é causada por uma razão específica e quando o sujeito vivencia outras situações no dia a dia, ele consegue se alegrar e até esquecer por um tempo o motivo do sofrimento, isso vai ocorrendo gradativamente até que esse sentimento desagradável desapareça, variando o tempo de duração de uma pessoa para outra. A tristeza é considerada inclusive importante, pois ajuda a elaborar as perdas e outras dores.

Ao contrário da tristeza que é uma condição humana momentânea, a depressão é uma doença que exige tratamento psicológico e/ou médico. Ela pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida e quando não recebe o tratamento adequado pode evoluir para quadros cada vez mais graves que podem levar ao suicídio. Para o quadro de depressão existir não é necessário possuir um motivo específico e praticamente nada que a pessoa faça causará algum prazer.

A tristeza é um dos sintomas da depressão e ocorre na maior parte do tempo, porém não é o único.

Para ser considerada depressão a pessoa deva apresentar pelo menos cinco dos sintomas a seguir, com duração de no mínimo duas semanas e com mudanças significativas no seu funcionamento:

  • Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias. Em crianças e adolescentes pode aparecer o humor irritável;
  • Perda de energia ou fadiga quase diariamente;
  • Perda ou ganho acentuado de peso (não intencional);
  • Diminuição de prazer em realizar a maioria das atividades que anteriormente eram realizadas com prazer;
  • Alteração do apetite e do sono;
  • Sentimento de culpa ou inutilidade;
  • Agitação ou retardo psicomotor;
  • Diminuição da libido;
  • Dificuldade de pensar e de se concentrar, ou indecisão;
  • Baixa autoestima;
  • Padrão de pensamentos negativos sobre si mesmo, o mundo e o futuro;
  • Pensamentos de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida (sem um plano específico), uma tentativa de suicídio ou um plano específico com o intuito de tirar a própria vida.

É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de acordo com cada pessoa e o correto diagnóstico da depressão só pode ser feito por um profissional capacitado, pois outros fatores também devem ser analisados, como por exemplo, a presença de outras comorbidades.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os casos de depressão têm crescido no mundo todo, o que gera um alerta, pois se trata de uma doença altamente incapacitante, causa enormes prejuízos na vida de quem enfrenta e também muito sofrimento para os amigos e familiares, que muitas vezes não entendem o que está acontecendo ou não sabem como ajudar.

Diante disso, a informação é sempre um importante caminho para que o tratamento desse transtorno tenha início ainda durante os primeiros sintomas e o preconceito seja combatido.

CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta
CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Fechar
 E aí? Vamos conversar?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Agende a sua Sessão aqui!
Primeira sessão R$ 100,00 (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição)

PRÓXIMO PASSO →
fechar
Agendar Sessão