fbpx

Transtornos fóbicos-ansiosos

Atualizado em 19/04/2016
Por Redatora Casule

Transtornos fóbicos-ansiosos

Atualizado em 19/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtornos fóbicos-ansiosos

Pergunte ao Tiago CurcioPowered by Rock Convert

Os Transtornos Fóbicos-Ansiosos têm como principal característica a presença de ansiedade intensa diante de situações e/ou objetos que representem perigo real ou não, são suportados com sofrimento e/ou evitados. Os sintomas da ansiedade vivenciada variam de um desconforto a uma sensação de pavor, podem causar tonturas, sensação de desmaio, palpitações, tremores, suor, mãos frias, entre outros. O medo de morrer, enlouquecer ou perder o controle frequentemente está presente, o que gera mais ansiedade e a ansiedade antecipatória também presente, levando cada vez mais a comportamentos de fuga-esquiva.

Os Transtornos Fóbico-Ansiosos podem ser de três tipos: Agorafobia, Fobia Social e Fobia Específica, conforme as diferenças abaixo:

Os sintomas da Agorafobia são ansiedade, medo de estar em locais dos quais a pessoa imagine que a fuga ou socorro imediato sejam difíceis, como: lugares fechados, multidões, estar longe de casa, túneis, pontes, e até lugares muito abertos, praças públicas, restringindo a vida da pessoa muitas vezes a apenas sua casa.

Já a Fobia Social não se trata simplesmente de timidez, mas de um medo intenso e irracional de se expor, de ser (mal) avaliado por outras pessoas, gerando evitação de diversas situações sociais, podendo levar ao isolamento. É comum pensamentos disfuncionais sobre si mesmo diante de situações específicas, como: estar diante de pessoas do sexo oposto, comer e falar em público, assinar cheques, estar diante de figuras de autoridade;  ou mesmo uma ansiedade social mais generalizada, ou seja, todas as ocasiões que a exposição gere possibilidade de ser avaliado por outros. Em todos os casos, os principais sintomas são enrubescimento, náuseas, tremores, diarréia, etc.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Frequentemente ouvimos falar de fobias de animais, de altura, de água, etc, tratam-se de Fobias Específicas, que são comuns, porém nem sempre geram um desconforto grande, pois dependem da necessidade de exposição ao objeto da fobia. Contudo, em algumas situações, alguns objetos de fobia precisam ser enfrentados por serem necessários na vida das pessoas, é aí que se tornam um problema maior (avião, sangue, germes, lugares fechados, sujeira, por exemplo). A ansiedade é intensa e os pensamentos disfuncionais são rígidos, embora reconhecidos.

Para o diagnóstico e tratamento adequado dos Transtornos Fóbicos-Ansiosos é necessário que a pessoa reconheça a irracionalidade de seus pensamentos e esteja disposta a procurar ajuda. O tratamento geralmente é feito com a e psicoterapia, sendo a Terapia Cognitivo-Comportamental uma das mais indicadas.

FONTE:http://www.elianaferrarez.com.br/noticias/terapia_cognitiva/transtornos_fobicos-ansiosos

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Transtornos fóbicos-ansiosos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtornos fóbicos-ansiosos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtornos fóbicos-ansiosos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A dieta e o dia do lixo

A dieta e o dia do lixo

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome de Esgotamento Profissional, e é caracterizada por um desgaste que causa à pessoa, prejuízos nos aspectos emocionais e físicos que ocasionam um esgotamento.
Leia mais
Síndrome-de-Burnout-blog-casule

Como diminuir a procrastinação em 5 passos

Não é porque estamos vivendo o mesmo contexto, de pandemia, que o enxergamos da mesma forma. Dessa forma, atitudes a partir da empatia, da tomada de perspectiva do outro, se fazem extremamente importantes para uma convivência harmoniosa.
Leia mais
Como diminuir a procrastinação em 5 passos

Os Benefícios da Meditação

No dicionário a palavra meditação é definida por: ato ou efeito de meditar, de pensar com grande concentração de espírito. Os exercícios de meditação consistem em técnicas que...

Leia mais
Os Benefícios da Meditação

Será que eu preciso de Terapia?

Você conhece o trabalho psicoterapêutico? Você sabe pra quê, ou por quê, as pessoas fazem Terapia? Qual o momento ideal para procurar um Psicólogo? Nesse vídeo, além de...

Leia mais
Será que eu preciso de Terapia?

Aspectos psicológicos da enxaqueca

Muito provavelmente, você que está lendo este texto já teve algum episódio de cefaleia ou sofre de enxaqueca. A cefaleia significa dor de cabeça, o que é diferente de...

Leia mais
Aspectos psicológicos da enxaqueca

Dicas para lidar com a impulsividade

A impulsividade é um  comportamento realizado diante de um desequilíbrio entre o pensar e agir. Pessoas com essas características agem no imediatismo, sem considerar as...

Leia mais
Dicas para lidar com a impulsividade
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This