Transtorno de ansiedade

Atualizado em 10/01/2017
Por Redatora Casule

Transtorno de ansiedade

Atualizado em 10/01/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno de ansiedade

Quando a ansiedade ajuda

A ansiedade pode ser boa, em níveis equilibrados é ela que nos motiva para agir, é ela que nos impulsiona para estudar para a prova, que nos motiva a nos arrumarmos para a entrevista de emprego. A ansiedade normal é aquela em que o indivíduo desfruta de suas manifestações em intensidade leve ou moderada, não perfazendo como condição contínua em sua vida.

Quando a ansiedade atrapalha

Ansiedade pode atrapalhar quando atinge níveis desproporcionais, pois pode paralisar e nos impedir de agir corretamente, como por exemplo a ansiedade que nos deixa mudo nas horas impróprias, quando você quer dar sua opinião e as palavras não vêm à mente, quando precisa dar uma palestra e suas pernas travam. Muitas vezes o ansioso é aquele que fica em eterna expectativa, não sabe do que, mas parece que tem sempre algo por acontecer.

No caso da ansiedade de desempenho a própria pessoa é crítica consigo mesmo. Muitas vezes a pessoa é perfeccionista. É o tipo de pessoa que estabelece para si mesmo padrões tão elevados que ninguém conseguiria atingir.

Comportamento do ansioso

Um dos comportamentos mais comuns em decorrência da ansiedade é a fuga, a evitação. A pessoa foge das situações que para os outros seriam suportáveis. Sai correndo da fila do supermercado. Foge das ruas porque tem medo de pombos. Foge das festas porque não quer ficar sentindo aquele incomodo de ficar de canto com dificuldade em participar e medo de falar bobagem.

Alguns quadros ansiosos:

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico pode ser o ponto máximo de ansiedade para algumas pessoas. Nesse ponto o sofrimento é físico, sente-se falta de ar, o coração dispara. Parece até que está tendo um ataque do coração. Isso tudo parece que vem do nada. Nada o aborreceu, aparentemente nada aconteceu que pudesse provocar isso tudo. Mas havia a ansiedade que explode nessa forma de pânico. A repetição destes sintomas caracterizam a Síndrome do Pânico.

terapia-online-casule-banner

Fobia social

As fobias também são sintomas da ansiedade. Fobia social se refere ao medo intenso de ser julgado pelos outros, a pessoa fica calada o máximo que puder para não se expor e não ser observada e criticada pelos outros. O fóbico social é visto como tímido pelos amigos, mas quando a timidez provoca sofrimento estamos falando de uma ansiedade que entrou em níveis fóbicos.

Ansiedade de desempenho

A ansiedade de desempenho se refere aquele medo que aparece só quando a pessoa tem que expor alguma competência sua, quando tiver que apresentar um trabalho, demonstrar que sabe algo. Não aprece em situações sociais, em festas costuma brincar rir à vontade, até o momento que terá demonstrar o quanto sabe algo, ou pode fazer algo bem, aí a ansiedade de desempenho parece e a pessoa trava, fica vermelha, engasga, etc.

Sintomas psicológicos de ansiedade

Inquietude, impaciência, apreensão, desanimo, insônia, sentimento de impotência, dificuldade de concentração, ira, depressão entre outros. A ansiedade promove desde a sensação de fracasso até desequilíbrio da estabilidade da conduta emocional.

Sintomas físicos da ansiedade

As reações somáticas mais comuns que acompanham a ansiedade são: tensão muscular, tremor, suor das mãos, axilas ou pés, desconforto respiratório ou no peito, às vezes chegando à dor, vertigem, dor abdominal, arrepios, vontade de evacuar ou urinar, agitação, palpitações, tonturas, náuseas, frio no estômago, constipação intestinal ou diarréia, palidez, stress, falta de ar e muitas outras.

Formas improdutivas de lidar com a ansiedade

Muitos se utilizam do álcool, do excesso de alimentação, renuncia ao convívio, acúmulo de responsabilidades, consumismo, compulsividade como forma de tentar lidar com a ansiedade. São comportamentos que podem indicar uma necessidade de controle da ansiedade e devem ser observados.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/ansiedade-sintomas-e-tratamento.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Transtorno de ansiedade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno de ansiedade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno de ansiedade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This