Controle da Raiva!

Atualizado em 25/01/2016
Por Redatora Casule

Controle da Raiva!

Atualizado em 25/01/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Controle da Raiva!

Morrer de raiva

Controle da Raiva

Você já deve ter passado por situações de morrer de raiva .  Tem dias que parece que tudo dá errado, o transito infernal, teu chefe nem deu bola para o trabalho que te custou um dia inteiro, o supermercado não tinha troco e te deu uma balinha. Não dá para segurar. Uma coisa destrutiva vai se formando dentro de você e, você acaba descontando todas as suas frustrações cima do marido, esposa, mãe, enfim, em cima de quem não tem nada a ver com a origem do problema.
Temos que perceber que a raiva por si só não é uma coisa ruim, a raiva é um mecanismo de defesa   e   foi fundamental pra a sobrevivência das espécies.   Um dos mecanismos de auto defesa é a raiva, pois ela de mobiliza contra o ataque alheio.
Tem horas que dá mesmo vontade de gritar   e até de agredir uns e outros. O problema surge   justamente esse   quando essa revolta te faz perder o controle   e agir desproporcionalmente.
Raiva está relacionada à frustração e aparece em 2 tipos de situações:
– Quando você não consegue realizar uma coisa que queria muito   – você se sente frustrado .
– Quando você se sente desprezado,   diminuído e   desvalorizado.
Tem gente que é craque em fazer os outros se sentirem diminuídos, e conseqüentemente morrendo de raiva, por exemplo, o freguês que coloca a loja abaixo,   fala mal de todos os produtos e não compra nada, ou o chefe que parece que faz de conta que você não existe, ou as pessoas de casa que não reconhecem o trabalhão que   você teve.   Tudo isso mata qualquer um de raiva.
Existem duas formas muito negativas de lidar com essa raiva:
– Explodir e perder o controle.   Quem perdeu o controle perde a razão, mesmo que a razão esteja toda com ele   na hora da explosão ela vai para o “ralo”.
– Abaixar a cabeça. Engolir sapo não é saudável. Normalmente a pessoa que engole é aquela que traz dentro de si uma educação onde   deve sempre atender às expectativas dos outros. Quando você tem a crença que as necessidades dos outros são mais importantes que as suas   você desenvolve um ego fraco,   se torna uma pessoa incapaz de responder e de se impor quando precisa.   Saber dizer “Não” é saber cuidar de si mesmo,   é enfrentar o problema. Se não conseguir você ficará vítima e refém da raiva.
Não ter raiva nenhuma é tão perigoso quanto explodir de raiva.   Mas é preciso aprender a externar os sentimentos na hora certa, do jeito certo, na medida certa e com a pessoa certa.
Raiva não expressa da forma correta pode desencadear depressão ou grandes desastres no trabalho, no grupo social ou escolar.
Uma das piores coisas a fazer é disfarçar a raiva . Tem gente que diz   “Eu me controlo”   quando na realidade ele disfarçou, engoliu. Isso é péssimo. Controlar a raiva é aprender a lidar com ela.
Raiva está diretamente ligada ao stress pois passar raiva dia após dia   vai te debilitado e você nem percebe o porque.
Identifique o estresse causando por raiva “engolida”
– Irritação
– Sono perturbado – dormindo demais ou de menos
– Perdeu a capacidade de sentir prazer com a vida
– Está comendo demais ou de menos
– Está tendo problemas de relacionamentos
Se   você respondeu “sim” para a maioria destas cinco pontos   você está estressado.
Para aprender a lidar com a raiva,   sem reprimir,   sem explodir e se prejudicar ainda mais   deve-se ir a fundo e descobrir quais são as crenças que estão por trás dessa raiva.
A psicoterapia te dá meios   de   se desapegar do passado que causa raiva,   ultrapassar a barreira da neurose   e se livrar do fardo de ser uma eterna vitima.
Precisamos nos reconciliar com as coisas que nos fizeram sentir frustrados   ou desvalorizados   para começar a superar estas situações   e ter a coisa que mais interessa: o controle sobre sua própria   vida! Mas entenda que reconciliação não significa esquecer ou fazer de conta que “não foi nada”. Significa continuar a viver de forma leve sem apegos emocionais e comportamentos desgastantes.
A psicoterapia oferece alguns caminhos como a flexibilização de pensamento que lhe dará opções para reagir de formas adequadas, a mudança dos padrões de pensamentos   para que as pequenas coisas do dia a dia sejam vistas apenas como são: pequenas coisas do dia a dia. Você não fará mais um “cavalo de batalha” quando furarem a fila, mas saberá agir com elegância e obter o respeito que merece.
Muitos já devem ter passado por situações de raiva, onde tem dias que parece que tudo dá errado, o transito infernal, teu chefe nem deu bola para o trabalho que te custou um dia inteiro, o supermercado não tinha troco, etc. Em alguns momentos pode ser que não deu para segurar e algo destrutivo foi se formando e a pessoa acaba descontando todas as suas frustrações cima do marido, esposa, mãe, enfim, em cima de alguém que não tinha nada a ver com a origem do problema.
Eu considero que a raiva por si só não seja uma coisa ruim, a raiva pode ser até mesmo um mecanismo de defesa,  e em eras primitivas  foi fundamental para a sobrevivência das espécies.  Ela é um dos mecanismos de auto defesa, pois nos mobiliza contra o ataque alheio.
Pode ser que em alguns momentos dê mesmo vontade de gritar e até de agredir. O problema surge   justamente   quando essa revolta faz perder o controle e agir desproporcionalmente causando prejuízos de alguma ordem.

Raiva x frustração

Percebo que raiva e frustração costumam estar associadas.

terapia-online-casule-banner

Exemplos de situações onde a raiva surge como resposta à frustrações:

– Não consegue realizar uma coisa que queria muito.
– Se sentir desprezado, diminuído e desvalorizado.

Formas negativas de lidar com a raiva:

Por exemplo explodir e perder o controle e magoar alguém. Quem perdeu o controle normalmente perde a razão, mesmo que a razão esteja toda com ele na hora da explosão pode ficar mais difícil se colocar de forma clara. Ou abaixar a cabeça. Engolir sapo pode não ser saudável. É possível que  a pessoa que engole seja aquela que traz dentro de si uma educação onde aprendeu a sempre atender às expectativas dos outros. Quando você tem a crença que as necessidades dos outros são mais importantes que as suas pode se tornar uma pessoa incapaz de responder e  se impor quando precisa.  Saber dizer “Não”  da foma adequada é saber cuidar de si mesmo e enfrentar o problema.
Não ter raiva nenhuma pode ser tão perigoso quanto explodir de raiva. É preciso aprender a externar os sentimentos na hora certa, do jeito certo, na medida certa e com a pessoa certa.
Penso ser uma das piores coisas a fazer seria disfarçar a raiva . Tem gente que diz “Eu me controlo”   quando na realidade ele disfarçou, engoliu. Isso pode ser péssimo. Controlar a raiva é aprender a lidar com ela.
Raiva está diretamente ligada ao stress pois passar raiva dia após dia pode debilitar.
O estresse causando por raiva “engolida” pode causar:
– Irritação
– Sono perturbado – dormindo demais ou de menos
– Perder a capacidade de sentir prazer com a vida
– Comendo demais (ou menos que deveria)
– Problemas de relacionamentos

Formas positivas de lidar com a raiva

Eu vejo  como uma tarefa ingrata a tentativa de evitar a raiva. É um sentimento que faz parte do ser humano. Mas talvez ao tentarmos não reprimir ou explodir mas sim tentarmos entender a função deste sentimento naquele momento onde surgiu, entendermos porque reagimos daquela forma, talvez consigamos material interno para lidar melhor com ela.
Talvez seja importante entender as situações que nos fizeram sentir frustrados  ou desvalorizados para começar a superar estas situações.

Como a raiva nos afeta psicologica e fisicamente?

 Cada situação de raiva onde não obtemos sucesso em nos colocar e “ganhar” a situação traz frustração. Frustração acumulada gera desamparo (sensação de incapacidade), que gera depressão.
A consequência física é o estresse. Ou seja, a mente deu um comando para o corpo lutar, esta luta não ocorreu e o cortisol acumulou causando alguns danos como queda na resistência e baixa imunidade a doenças.

Quando pedir ajuda ao terapeuta?

 Toda vez que sentir que sozinho não está conseguindo administrar a raiva de forma eficaz. O psicologo pode ajudar a identificar a origem da raiva, e ensinar formas eficazes de lidar com ela.
*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo
FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/controle-da-raiva.html
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Controle da Raiva!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Controle da Raiva!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Controle da Raiva!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This