Transtornos fóbicos-ansiosos

Atualizado em 19/04/2016
Por Redatora Casule

Transtornos fóbicos-ansiosos

Atualizado em 19/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtornos fóbicos-ansiosos

Os Transtornos Fóbicos-Ansiosos têm como principal característica a presença de ansiedade intensa diante de situações e/ou objetos que representem perigo real ou não, são suportados com sofrimento e/ou evitados. Os sintomas da ansiedade vivenciada variam de um desconforto a uma sensação de pavor, podem causar tonturas, sensação de desmaio, palpitações, tremores, suor, mãos frias, entre outros. O medo de morrer, enlouquecer ou perder o controle frequentemente está presente, o que gera mais ansiedade e a ansiedade antecipatória também presente, levando cada vez mais a comportamentos de fuga-esquiva.

Os Transtornos Fóbico-Ansiosos podem ser de três tipos: Agorafobia, Fobia Social e Fobia Específica, conforme as diferenças abaixo:

Os sintomas da Agorafobia são ansiedade, medo de estar em locais dos quais a pessoa imagine que a fuga ou socorro imediato sejam difíceis, como: lugares fechados, multidões, estar longe de casa, túneis, pontes, e até lugares muito abertos, praças públicas, restringindo a vida da pessoa muitas vezes a apenas sua casa.

Já a Fobia Social não se trata simplesmente de timidez, mas de um medo intenso e irracional de se expor, de ser (mal) avaliado por outras pessoas, gerando evitação de diversas situações sociais, podendo levar ao isolamento. É comum pensamentos disfuncionais sobre si mesmo diante de situações específicas, como: estar diante de pessoas do sexo oposto, comer e falar em público, assinar cheques, estar diante de figuras de autoridade;  ou mesmo uma ansiedade social mais generalizada, ou seja, todas as ocasiões que a exposição gere possibilidade de ser avaliado por outros. Em todos os casos, os principais sintomas são enrubescimento, náuseas, tremores, diarréia, etc.

terapia-online-casule-banner

Frequentemente ouvimos falar de fobias de animais, de altura, de água, etc, tratam-se de Fobias Específicas, que são comuns, porém nem sempre geram um desconforto grande, pois dependem da necessidade de exposição ao objeto da fobia. Contudo, em algumas situações, alguns objetos de fobia precisam ser enfrentados por serem necessários na vida das pessoas, é aí que se tornam um problema maior (avião, sangue, germes, lugares fechados, sujeira, por exemplo). A ansiedade é intensa e os pensamentos disfuncionais são rígidos, embora reconhecidos.

Para o diagnóstico e tratamento adequado dos Transtornos Fóbicos-Ansiosos é necessário que a pessoa reconheça a irracionalidade de seus pensamentos e esteja disposta a procurar ajuda. O tratamento geralmente é feito com a e psicoterapia, sendo a Terapia Cognitivo-Comportamental uma das mais indicadas.

FONTE:http://www.elianaferrarez.com.br/noticias/terapia_cognitiva/transtornos_fobicos-ansiosos

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Transtornos fóbicos-ansiosos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtornos fóbicos-ansiosos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtornos fóbicos-ansiosos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This