fbpx
Estratégias para superar a dependência emocional

Estratégias para superar a dependência emocional

Atualizado em 13/07/2020
Por Nayara Benevenuto

Estratégias para superar a dependência emocional

Atualizado em 13/07/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para superar a dependência emocional

Powered by Rock Convert

Você sabe o que é dependência emocional? Você sente que precisa do outro? Que não sabe viver ou fazer coisas sozinho? Tem a necessidade de se sentir amada? Depende do outro para se sentir feliz, segura? Deposita suas expectativas e necessidades no outro? Se você se identifica e disse “sim” para essas perguntas, conheça algumas estratégias para você começar a desenvolver sua independência emocional.

Um dos passos mais importantes e iniciais é reconhecer que você está dependente, que você se sente assim, entender porque existe essa dependência e que isso pode ser modificado.

Não tenha receio de sentimentos como insegurança e incerteza. Uma das características da dependência emocional é a busca constante por controle na “intenção” de gerar uma falsa sensação de segurança, podendo ser prejudicial por resultar posteriormente em uma relação tóxica. 

Dicas para superar a dependência emocional

1- Coloque-se em primeiro lugar. É muito comum as pessoas confundirem “amor próprio com egoísmo”. Ter você como sua prioridade é tornar-se consciente de que você também é importante, tem suas necessidades, opiniões, vontades, preferências e formas de pensar. 

2- Busque conhecer novos lugares, novas pessoas e fazer coisas que você gosta e talvez não faça há algum tempo.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

3- É preciso aprender a dizer não. Respeitar os nossos limites e vontades nos auxiliam na manutenção da autonomia emocional. Dizer “não” para o outro não é sinônimo de desrespeito ou falta de consideração. 

4- Não se prenda ao passado. Não fique revivendo e relembrando experiências que foram negativas e traumáticas para você o tempo todo. As situações que você vivenciou são parte importante do processo de aprendizado e não uma certeza de que será assim sempre.

5- Reflita, repense, questione as suas próprias regras. Não seja tão rígido e inflexível com você porque algumas experiências geraram resultados parecidos e reforçaram suas crenças. Certifique-se se seus pensamentos retratam mesmo a realidade ou se estão sendo distorcidos.

6- Seja responsável por suas emoções. Você pode ter conhecimento sobre como e, porque elas se manifestam desenvolvendo controle emocional. 

E o mais importante, busque por ajuda profissional. O psicólogo é um profissional apto para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento, resolução de problemas e desenvolvimento da autonomia, visando promover a melhoria do seu bem-estar.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Estratégias para superar a dependência emocional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para superar a dependência emocional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, terapeuta do esquema, especialista em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Atende adultos, adolescentes e faz avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para superar a dependência emocional.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A dieta e o dia do lixo

A dieta e o dia do lixo

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.
3 dicas para comer menos doce BLOG
3 dicas para comer menos doce

3 dicas para comer menos doce

Você adora um docinho? Coloca açúcar em suas bebidas, enche a despensa de chocolates e biscoitos e não sabe como diminuir o consumo desses alimentos? Assista a este vídeo e veja 3 dicas para comer seu docinho em menor quantidade e com a mesma satisfação.

Como diminuir a procrastinação em 5 passos

Não é porque estamos vivendo o mesmo contexto, de pandemia, que o enxergamos da mesma forma. Dessa forma, atitudes a partir da empatia, da tomada de perspectiva do outro, se fazem extremamente importantes para uma convivência harmoniosa.
Leia mais
Como diminuir a procrastinação em 5 passos

Os Benefícios da Meditação

No dicionário a palavra meditação é definida por: ato ou efeito de meditar, de pensar com grande concentração de espírito. Os exercícios de meditação consistem em técnicas que...

Leia mais
Os Benefícios da Meditação

Será que eu preciso de Terapia?

Você conhece o trabalho psicoterapêutico? Você sabe pra quê, ou por quê, as pessoas fazem Terapia? Qual o momento ideal para procurar um Psicólogo? Nesse vídeo, além de...

Leia mais
Será que eu preciso de Terapia?

Aspectos psicológicos da enxaqueca

Muito provavelmente, você que está lendo este texto já teve algum episódio de cefaleia ou sofre de enxaqueca. A cefaleia significa dor de cabeça, o que é diferente de...

Leia mais
Aspectos psicológicos da enxaqueca

Dicas para lidar com a impulsividade

A impulsividade é um  comportamento realizado diante de um desequilíbrio entre o pensar e agir. Pessoas com essas características agem no imediatismo, sem considerar as...

Leia mais
Dicas para lidar com a impulsividade
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This