fbpx
O-Autoconhecimento-e-o-Poder-do-“Conhece-te-a-ti-mesmo”-coaching-casule

O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”

Atualizado em 10/03/2018
Por Tiago Curcio

O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”

Atualizado em 10/03/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”

Powered by Rock Convert

A expressão “conhece-te a ti mesmo” é a definição mais simples do autoconhecimento. Eu acredito que quanto mais me conheço, mais tenho a capacidade de me curar e de me potencializar. E isso coopera ativamente para o meu empoderamento. Essa filosofia é verdadeiramente poderosa e muito significativa na minha vida, pois vivo tudo isso diariamente.

Experimento o desenvolvimento desse pensamento com a minha família, amigos, colaboradores e alunos durante minhas atividades de trabalho e em todos os treinamentos, palestras e cursos que ministro. Com essas atividades, eu descubro novas possibilidades em mim mesmo, intensifico e potencializo o meu eu interior. Além disso, fico em constante redescoberta de maneiras que me tornam um ser humano e de luz cada vez melhor.

 

O que é se conhecer por dentro

 

O autoconhecimento é uma profunda investigação interna de características, desejos, medos, habilidades e sonhos. Não é apenas saber o que compõe nossa personalidade, mas também aqueles as virtudes e os elementos sabotadores que podem estar escondidos. A principal intenção é a evolução incessante: compreender quais são os pontos para se desenvolver e quais são aqueles que devem ser controlados, pois não estão ajudando.

 

Conhece-te a ti mesmo e tenha benefícios

 

Praticar o conhecimento de si mesmo é um know-how (“saber como”, em português) que capacita a percepção que temos de nós mesmos. Quanto mais nos entendemos, mais nos aprimoramos e nos conectamos com a nossa essência. Saber como somos no mais profundo de nosso ser é uma forma de criar honra, amor e respeito pela luz e sombra que nos formam.

Esse estudo interno denso é determinante para que saibamos atuar como dono das próprias decisões e escolhas e para que sejamos condutores do próprio caminho. Só dessa maneira, é possível direcionar forças para evoluir e caminhar ao encontro do que você tem de melhor e a transcender os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Uma famosa frase do livro “O Pequeno Príncipe”, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, define bem a necessidade de entender a si mesmo: “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.”. E não é verdade, pessoa querida? A autocorreção de características sabotadoras só é possível quando há esse entendimento. Sem arrogância e com humildade é possível encontrar o que há de errado com nós mesmo. Sem esse progresso é provável que fiquemos dando voltas e voltas com coisas que podem ser irrelevantes. É perda de tempo, gasto de energia e falta de foco.

Toda ação está em contexto, pois há sempre algum acontecimento agradável ou desagradável por trás dos comportamentos. Para direcionar e domar corretamente as emoções e equalizar o nosso comportamento com práticas assertivas é fundamental conhecer melhor a si mesmo.

Essa consciência é essencial para a vida profissional e pessoal. Imagine como é mais fácil lidar com problemas no ambiente de trabalho. Afinal, não haverá desespero para resolver uma situação desconfortável se você já sabe quais características possuem que podem ajudar s solucionar o que não está certo. Mais do que isso: ter a humildade de pedir ajuda para a pessoa certa, caso seja necessário.

 

O poder do autoconhecimento

 

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Nas circunstâncias que enfrentamos os nossos maiores segredos, medos e alegrias, o autoconhecimento é um aliado poderoso e eficiente que ajuda a domar os impulsos desordenados, proporcionando um maior equilíbrio de nossas emoções. Saber o fundamento das ações e reações que praticamos mostra o quanto temos conhecimento do que sentimos e domínio sobre as nossas atitudes.

Ter conhecimento de si próprio é como se olhar a cada momento com uma lupa e perceber os detalhes invisíveis aos olhos nus. O autoconhecimento é aprofundar a forma que olhamos para nós mesmos, porque cada ser humano tem uma dualidade própria, construída a partir dos seus valores, crenças e experiências de vida. Olhar com clareza é reconhecer qual é o seu limite e quem você é de verdade. É algo transcendental, porque você sai da superficialidade e mergulha profundamente em sua essência, nas suas maiores capacidades e limitações.

 

Conhece-te a ti mesmo

 

Há mais de dois mil anos, o filósofo Sócrates disse “conhece-te a ti mesmo” e isso é uma reflexão importante até hoje. Essa é a única maneira como você se conhece através dos sentidos e de tudo aquilo que exterioriza em palavras, gestos e ações. É a chave para assumir o que já possui de extraordinário e o que ser melhorado e unir essas duas capacidades para alcançar sonhos.

É nesse momento que voltamos às questões centrais da humanidade, tais como: “Quem sou eu?”, “Por que o mal existe?”, “O que é a vida e o que posso fazer dela?”, “Qual o sentido da minha existência?” e “O que posso deixar de bom para as pessoas que convivem comigo?”.

Todas estas questões existenciais e filosóficas dão uma abertura para que a pessoa passe a analisar seu próprio estado de vida. São os argumentos universais que há séculos despertam a curiosidade de saber mais sobre nós mesmos e sobre o mundo.  É no autoconhecimento que o ser humano passa a se observar e a se importar como as práticas exteriores, ou melhor dizendo, com o que comunica ao mundo por meio dos seus comportamentos e valores.

Mas para que tudo isso?

 

Dentro do autoconhecimento, importar-se consigo mesmo não é algo voltado somente para o próprio umbigo, vai muito além. É uma percepção da importância que temos nos grupos aos quais pertencemos.

Quais e como são as atitudes e os seus reflexos? Qual é a postura que você tem nas mais diversas situações? O que causa felicidade, amor, tristeza, euforia e raiva em você? O que faz você levantar de manhã? Saiba que o autoconhecimento é a solução para todas essas questões, pois nos deixa bem mais fortes e mais seguros sobre a nossa condição enquanto seres humanos em evolução.

O autoconhecimento faz parte de um processo de mudança, da alteração de mindset, da transformação do pensamento, da descoberta da auto capacidade de utilizar os pontos fortes e os pontos de melhorias a favor do crescimento pessoal e humano.  Use-o a seu favor e permita-se ir além!

Deixe seu comentários e compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Copyright: 319263485 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vmelinda

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-autoconhecimento-e-o-poder-do-conhece-te-a-ti-mesmo/

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”.


0 comentários

3 dicas para comer menos doce BLOG
3 dicas para comer menos doce

3 dicas para comer menos doce

Você adora um docinho? Coloca açúcar em suas bebidas, enche a despensa de chocolates e biscoitos e não sabe como diminuir o consumo desses alimentos? Assista a este vídeo e veja 3 dicas para comer seu docinho em menor quantidade e com a mesma satisfação.
Síndrome-de-Burnout-blog-casule
Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome de Esgotamento Profissional, e é caracterizada por um desgaste que causa à pessoa, prejuízos nos aspectos emocionais e físicos que ocasionam um esgotamento.

Os Benefícios da Meditação

No dicionário a palavra meditação é definida por: ato ou efeito de meditar, de pensar com grande concentração de espírito. Os exercícios de meditação consistem em técnicas que...

Leia mais
Os Benefícios da Meditação

Será que eu preciso de Terapia?

Você conhece o trabalho psicoterapêutico? Você sabe pra quê, ou por quê, as pessoas fazem Terapia? Qual o momento ideal para procurar um Psicólogo? Nesse vídeo, além de...

Leia mais
Será que eu preciso de Terapia?

Aspectos psicológicos da enxaqueca

Muito provavelmente, você que está lendo este texto já teve algum episódio de cefaleia ou sofre de enxaqueca. A cefaleia significa dor de cabeça, o que é diferente de...

Leia mais
Aspectos psicológicos da enxaqueca

Dicas para lidar com a impulsividade

A impulsividade é um  comportamento realizado diante de um desequilíbrio entre o pensar e agir. Pessoas com essas características agem no imediatismo, sem considerar as...

Leia mais
Dicas para lidar com a impulsividade

Síndrome do Impostor

Você já teve a sensação de que o sucesso que você atingiu é exagerado, como se não merecesse tudo aquilo? Se já passou por isso, saiba que não está sozinho! Esse sentimento é...

Leia mais
Síndrome-do-Impostor-blog-casule
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This