fbpx

Esgotamento mental não é frescura!

Atualizado em 04/11/2015
Por Redatora Casule

Esgotamento mental não é frescura!

Atualizado em 04/11/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Esgotamento mental não é frescura!

banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

casule-psicologia-esgotamento-ental

  • Às vezes o cansaço mental é tanto que é sentido fisicamente, com dores pelo corpo, dores de cabeça e até mesmo problemas gastrointestinais como gastrites e úlceras.

Depois de andar para lá e para cá o dia inteiro, trabalhar, ir à academia, fazer compras no mercado, seu corpo está esgotado e precisa de um descanso. Seu cérebro também. Muitas vezes não nos damos conta que, após um intenso trabalho intelectual, o cérebro também fica “cansado”, e também precisa de um tempo para relaxar. Ignorar essa necessidade pode causar uma série de problemas.

No mundo moderno, em que uma grande parcela da população trabalha em frente a um computador, e em que cada vez mais se exige pensamento rápido, criatividade e empreendedorismo, é muito fácil deixar o cérebro “cansado”. Além disso, muitas vezes exige-se que ele trabalhe com energia total por períodos muito longos. “Podemos dizer que o excesso de demanda da química necessária para manter o corpo e a mente ativados se ‘esgotam’ em algum momento”.

Ele explica que essa química é composta por hormônios e neurotransmissores como cortisol (um dos grandes responsáveis pela preparação do organismo para os enfrentamentos dos desafios do dia a dia e das situações de perigo) e  noradrenalina (neurotransmissor responsável pela sensação de motivação e também da atenção).

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

“Vários estudos mostram queda nessas substâncias durante esses períodos de estafa”, diz. Por isso, as consequências mais imediatas são falta de atenção, dificuldade de memória, perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo, alterações no sono e, é claro, cansaço – excessivo e crônico.

Às vezes o cansaço é tanto que é sentido fisicamente, com dores no corpo, dores de cabeça e até problemas gastrointestinais, como gastrites e úlceras. Por isso muitos pesquisadores afirmam que o esgotamento mental pode ser até mesmo mais grave do que o físico, pois pode causar danos tanto corporais como emocionais. Outro perigo é que muitas vezes ele é ignorado; então o cansaço se acumula e as consequências se agravam.

FONTE:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/31/esgotamento-mental-pode-causar-doencas-serias-avisam-medicos.htm

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Esgotamento mental não é frescura!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Esgotamento mental não é frescura!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Esgotamento mental não é frescura!.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuma o controle de sua vida

Podemos dar ao outro o poder de nos manejar como marionetes e de guiar nossas vontades, desejos e sonhos, sem fazer nada. Podemos viver a sombra dos problemas passados e...

Leia mais
Assuma o controle de sua vida

Esquemas Emocionais (Vídeo Completo)

O processamento de informação é o mediador de nossa interação com o meio, interpretando os eventos e condicionando nossas ações sobre eles. A forma como pensamos interfere no...

Leia mais
Capa-video-Casule-Psicologia-BLOG

Minha casa virou escritório!

Vivemos tempos de reorganização em todas as esferas da vida. O isolamento social trouxe limitação para o nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho. Lá no escritório,...

Leia mais
Minha-casa-virou-escritório-blog-casule

Você sabe o que é bioimpedância?

A bioimpedância é um aparelho moderno e tecnológico usado para avaliar a composição corporal do paciente durante o acompanhamento nutricional.  Para quê serve? Ela é...

Leia mais
Você-sabe-o-que-é-bioimpedância-blog-casule
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This