Você sabe o que é autossabotagem

Você sabe o que é autossabotagem?

Atualizado em 28/04/2021
Por Nayara Benevenuto

Você sabe o que é autossabotagem?

Atualizado em 28/04/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é autossabotagem?

Ultimamente, muito tem se falado sobre esse termo, mas você sabe realmente o que é e quando você pratica a autossabotagem? 

A autossabotagem pode ser entendida como um conjunto de pensamentos e comportamentos em que nós mesmos criamos situações de empecilho, barreiras e problemas para impedir que uma ação ou objetivo seja realizado, a autossabotagem por estar sendo praticada em um ou diversos aspectos da sua vida. Assim, por meio de pensamentos negativos ou crenças limitantes nós acabamos reproduzindo comportamentos opostos às nossas vontades e necessidades. “Mas como assim faço o contrário do que eu preciso e quero?”.

Exemplos: “Preciso tirar uma boa nota na prova” mas os meus comportamentos são: não estudo a matéria ou deixo para estudar em cima da hora, não tiro minhas dúvidas com professores, colegas ou nos materiais sobre o assunto. “Preciso resolver um problema X” mas procrastino, não peço ajuda, não busco uma orientação ou tento outras possibilidades. “Preciso melhorar a minha alimentação” mas não me organizo, só compro alimentos processados, vou a lugares que não tem muitas opções, deixo para fazer minhas refeições quando já estou sentindo muita fome.

E o que fazer para minimizar ou romper a autossabotagem? 

  • É muito importante tomar consciência e identificar em quais situações você tem se autossabotado e as consequências que isso tem gerado na sua vida. Observar se o ambiente em que você está inserido ou frequentado facilita e contribui para a autossabotagem. 
  • Busque estar rodeado por pessoas que incentivam e estimulam suas qualidades e o seu objetivo a ser alcançado. 
  • Pense sobre o acesso às informações. Você já reparou o que você tem visto, lido, comprado, seguido? Sejam nos meios de comunicação como as redes sociais, no celular por meio de aplicativos, na sua casa ou no trabalho os objetos que ficam próximos ou mais disponíveis pra você, seja tirando a sua atenção ou dificultando um hábito ou alimentação mais saudável? 
  • Tente se perguntar: quais os fatores que estão contribuindo para a sua procrastinação e dificultando a sua disciplina e motivação? 

A psicoterapia é um processo o qual pode te auxiliar a entender o seu funcionamento, alcançar resultados, gerar autoconhecimento e traçar estratégias possíveis para melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, se você estiver precisando de ajuda, busque por um profissional capacitado para te ajudar nesse momento.

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que é autossabotagem?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que é autossabotagem?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que é autossabotagem?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This