Você sabe o que é autossabotagem

Você sabe o que é autossabotagem?

Atualizado em 28/04/2021
Por Nayara Benevenuto

Você sabe o que é autossabotagem?

Atualizado em 28/04/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é autossabotagem?

Ultimamente, muito tem se falado sobre esse termo, mas você sabe realmente o que é e quando você pratica a autossabotagem? 

A autossabotagem pode ser entendida como um conjunto de pensamentos e comportamentos em que nós mesmos criamos situações de empecilho, barreiras e problemas para impedir que uma ação ou objetivo seja realizado, a autossabotagem por estar sendo praticada em um ou diversos aspectos da sua vida. Assim, por meio de pensamentos negativos ou crenças limitantes nós acabamos reproduzindo comportamentos opostos às nossas vontades e necessidades. “Mas como assim faço o contrário do que eu preciso e quero?”.

Exemplos: “Preciso tirar uma boa nota na prova” mas os meus comportamentos são: não estudo a matéria ou deixo para estudar em cima da hora, não tiro minhas dúvidas com professores, colegas ou nos materiais sobre o assunto. “Preciso resolver um problema X” mas procrastino, não peço ajuda, não busco uma orientação ou tento outras possibilidades. “Preciso melhorar a minha alimentação” mas não me organizo, só compro alimentos processados, vou a lugares que não tem muitas opções, deixo para fazer minhas refeições quando já estou sentindo muita fome.

E o que fazer para minimizar ou romper a autossabotagem? 

  • É muito importante tomar consciência e identificar em quais situações você tem se autossabotado e as consequências que isso tem gerado na sua vida. Observar se o ambiente em que você está inserido ou frequentado facilita e contribui para a autossabotagem. 
  • Busque estar rodeado por pessoas que incentivam e estimulam suas qualidades e o seu objetivo a ser alcançado. 
  • Pense sobre o acesso às informações. Você já reparou o que você tem visto, lido, comprado, seguido? Sejam nos meios de comunicação como as redes sociais, no celular por meio de aplicativos, na sua casa ou no trabalho os objetos que ficam próximos ou mais disponíveis pra você, seja tirando a sua atenção ou dificultando um hábito ou alimentação mais saudável? 
  • Tente se perguntar: quais os fatores que estão contribuindo para a sua procrastinação e dificultando a sua disciplina e motivação? 

A psicoterapia é um processo o qual pode te auxiliar a entender o seu funcionamento, alcançar resultados, gerar autoconhecimento e traçar estratégias possíveis para melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, se você estiver precisando de ajuda, busque por um profissional capacitado para te ajudar nesse momento.

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que é autossabotagem?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que é autossabotagem?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que é autossabotagem?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas-para-lidar-com-a-Insônia
Dicas para lidar com a insônia

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Leia mais
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
Leia mais
Como organizar as finanças do casal

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
Leia mais
voce sabe pedir ajuda
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This