Como lidar com os ciúmes

Como lidar com os ciúmes?

Atualizado em 09/09/2020
Por Nayara Benevenuto

Como lidar com os ciúmes?

Atualizado em 09/09/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de apego inseguro e ansiedade. Diversos pensamentos, sentimentos e comportamentos podem ser desencadeados e vivenciados como: raiva, vergonha, humilhação, culpa, desconfiança, impulsividade, agressividade e auto estima baixa. 

E como surge esse padrão?

Através das experiências que vivenciamos desde o início da vida e a forma como aprendemos a nos relacionar com o outro. Por exemplo, pais ou responsáveis que tem comportamentos superprotetores com a criança e que não proporcionam a elas espaço para desenvolverem e treinarem suas habilidades como independência e autonomia, podem contribuir para que um padrão de apego inseguro seja desenvolvido. 

E qual a relação com a ansiedade?

O sentimento de ansiedade pode aparecer ao ficarem ou se sentirem sozinhas, e assim, tornam-se dependentes da presença do outro para se sentirem seguras, desenvolvendo um padrão de comportamento para se relacionar com o outro. Dessa forma, em relações amorosas ou até mesmo de amizade, podem surgir atitudes controladoras como, fazer ligações constantemente e “inesperadas”, enviar mensagens diariamente, “monitorar” as redes sociais, com a finalidade de validar e se certificar, por exemplo, sobre o que o outro fez ou onde está para se sentir seguro. 

E quais aspectos estão relacionados a esse ciúme excessivo?

– Crença superestimada sobre possível infidelidade do parceiro;

– Medo desproporcional de possível perda da relação;

– Medo exacerbado de “perder” espaço na vida do outro;

– Desconfiança excessiva ou infundadas;

terapia-online-casule-banner

– Prejuízos e vínculos sociais causados pelo ciúme; 

– Pensamentos prevalentes sobre traição e desconfiança;

É importante destacar que esse padrão pode ser modificado em qualquer fase da vida. Para isso, é necessário identificar e aceitar seus comportamentos para que a mudança inicie. Através de estratégias como exposição, treinamento de habilidades, consciência sobre suas qualidades e desenvolvimento da autonomia, é possível minimizar a insegurança, dependência, controle e ciúmes. Se necessário, busque ou indique a ajuda de um profissional capacitado para auxiliar nesse processo. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como lidar com os ciúmes?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como lidar com os ciúmes?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como lidar com os ciúmes?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This