Estratégias para superar a dependência emocional

Estratégias para superar a dependência emocional

Atualizado em 13/07/2020
Por Nayara Benevenuto

Estratégias para superar a dependência emocional

Atualizado em 13/07/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para superar a dependência emocional

Você sabe o que é dependência emocional? Você sente que precisa do outro? Que não sabe viver ou fazer coisas sozinho? Tem a necessidade de se sentir amada? Depende do outro para se sentir feliz, segura? Deposita suas expectativas e necessidades no outro? Se você se identifica e disse “sim” para essas perguntas, conheça algumas estratégias para você começar a desenvolver sua independência emocional.

Um dos passos mais importantes e iniciais é reconhecer que você está dependente, que você se sente assim, entender porque existe essa dependência e que isso pode ser modificado.

Não tenha receio de sentimentos como insegurança e incerteza. Uma das características da dependência emocional é a busca constante por controle na “intenção” de gerar uma falsa sensação de segurança, podendo ser prejudicial por resultar posteriormente em uma relação tóxica. 

Dicas para superar a dependência emocional

1- Coloque-se em primeiro lugar. É muito comum as pessoas confundirem “amor próprio com egoísmo”. Ter você como sua prioridade é tornar-se consciente de que você também é importante, tem suas necessidades, opiniões, vontades, preferências e formas de pensar. 

2- Busque conhecer novos lugares, novas pessoas e fazer coisas que você gosta e talvez não faça há algum tempo.

terapia-online-casule-banner

3- É preciso aprender a dizer não. Respeitar os nossos limites e vontades nos auxiliam na manutenção da autonomia emocional. Dizer “não” para o outro não é sinônimo de desrespeito ou falta de consideração. 

4- Não se prenda ao passado. Não fique revivendo e relembrando experiências que foram negativas e traumáticas para você o tempo todo. As situações que você vivenciou são parte importante do processo de aprendizado e não uma certeza de que será assim sempre.

5- Reflita, repense, questione as suas próprias regras. Não seja tão rígido e inflexível com você porque algumas experiências geraram resultados parecidos e reforçaram suas crenças. Certifique-se se seus pensamentos retratam mesmo a realidade ou se estão sendo distorcidos.

6- Seja responsável por suas emoções. Você pode ter conhecimento sobre como e, porque elas se manifestam desenvolvendo controle emocional. 

E o mais importante, busque por ajuda profissional. O psicólogo é um profissional apto para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento, resolução de problemas e desenvolvimento da autonomia, visando promover a melhoria do seu bem-estar.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Estratégias para superar a dependência emocional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para superar a dependência emocional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para superar a dependência emocional.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This