Você sabe o que é dependência emocional? Você sente que precisa do outro? Que não sabe viver ou fazer coisas sozinho? Tem a necessidade de se sentir amada? Depende do outro para se sentir feliz, segura? Deposita suas expectativas e necessidades no outro? Se você se identifica e disse “sim” para essas perguntas, conheça algumas estratégias para você começar a desenvolver sua independência emocional.
Um dos passos mais importantes e iniciais é reconhecer que você está dependente, que você se sente assim, entender porque existe essa dependência e que isso pode ser modificado.
Não tenha receio de sentimentos como insegurança e incerteza. Uma das características da dependência emocional é a busca constante por controle na “intenção” de gerar uma falsa sensação de segurança, podendo ser prejudicial por resultar posteriormente em uma relação tóxica.
Dicas para superar a dependência emocional
1- Coloque-se em primeiro lugar. É muito comum as pessoas confundirem “amor próprio com egoísmo”. Ter você como sua prioridade é tornar-se consciente de que você também é importante, tem suas necessidades, opiniões, vontades, preferências e formas de pensar.
2- Busque conhecer novos lugares, novas pessoas e fazer coisas que você gosta e talvez não faça há algum tempo.
3- É preciso aprender a dizer não. Respeitar os nossos limites e vontades nos auxiliam na manutenção da autonomia emocional. Dizer “não” para o outro não é sinônimo de desrespeito ou falta de consideração.
4- Não se prenda ao passado. Não fique revivendo e relembrando experiências que foram negativas e traumáticas para você o tempo todo. As situações que você vivenciou são parte importante do processo de aprendizado e não uma certeza de que será assim sempre.
5- Reflita, repense, questione as suas próprias regras. Não seja tão rígido e inflexível com você porque algumas experiências geraram resultados parecidos e reforçaram suas crenças. Certifique-se se seus pensamentos retratam mesmo a realidade ou se estão sendo distorcidos.
6- Seja responsável por suas emoções. Você pode ter conhecimento sobre como e, porque elas se manifestam desenvolvendo controle emocional.
E o mais importante, busque por ajuda profissional. O psicólogo é um profissional apto para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento, resolução de problemas e desenvolvimento da autonomia, visando promover a melhoria do seu bem-estar.