Como ter inteligência emocional?

Atualizado em 16/12/2020
Por Nayara Benevenuto

Como ter inteligência emocional?

Atualizado em 16/12/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como ter inteligência emocional?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?

O que seria necessário para desenvolver essa habilidade?

Ser emocionalmente inteligente é conseguir identificar os próprios sentimentos e também os sentimentos do outro, ser capaz de se motivar e gerir bem as emoções dentro de si e dos seus relacionamentos. Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais.

Existem alguns requisitos principais para ser emocionalmente inteligente…

O primeiro diz respeito à necessidade de desenvolver o autoconhecimento e autoconsciência das emoções. Isso significa observar as suas emoções, acolher e aceitar o que está sentindo e aprender com isso. O controle emocional também é importante para conseguir gerir as próprias emoções, adapta-las nos diferentes contextos, assim, a pessoa conseguirá não ser levada a agir pelas emoções.

Outro requisito é a automotivação que seria encontrar o motivo pelo qual as pessoas fazem as coisas, adequando os seus sentimentos para fazer o que precisam fazer mesmo que não tenha uma motivação externa. A empatia também é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional, se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro, conseguindo perceber as necessidades do outro e se conectando mais com ele. Além disso, ter um amplo repertório de habilidades sociais faz-se necessário para me relacionar bem com as pessoas.

Tente refletir

Como como você avalia a sua inteligência emocional?

terapia-online-casule-banner

Quais requisitos precisam ser melhorados?

Quais as atitudes necessárias para colocar isso em prática? 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como ter inteligência emocional?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como ter inteligência emocional?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como ter inteligência emocional?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This