Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca

Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca

Atualizado em 19/08/2020
Por Redatora Casule

Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca

Atualizado em 19/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A enxaqueca é um distúrbio transitório das funções cerebrais e a cefaleia é a dor de cabeça, um dos sintomas da enxaqueca. As crises de enxaqueca disparam quando há uma sobrecarga de energia no cérebro, o que pode ser desencadeada por gatilhos e estressores. Esses gatilhos podem ser uma tensão física ou psicológica. Os mais comuns são o sono alterado, jejum, alterações emocionais, climáticas, hormonais no caso das mulheres, refeições muito espaçadas ou feitas de forma rápida.

Se você sofre com episódios de dor de cabeça é importante que avalie seu nível de estresse. O que te sobrecarrega? O que te estressa? Entender como anda sua rotina e equilibrar os momentos de trabalho e descanso fazem muita diferença quando se fala em enxaqueca. 

Pense como numa conta bancária

Todos temos nosso saldo energético que é recarregado com uma boa noite de sono, alimentação saudável, enfim, com uma vida equilibrada. Quanto mais equilibrada sua alimentação, seu sono e toda a sua rotina, mais energia você terá para se concentrar, praticar atividades físicas, trabalhar, estudar. Pensando nisso, se pergunte: “Como está o meu saldo energético? Se fosse uma conta bancária estaria positiva ou negativa?”. A partir daí você poderá redefinir as suas prioridades e assim cuidar da sua relação com a enxaqueca. 

Não podemos deixar de falar que o estresse que provoca uma crise de enxaqueca pode vir de situações positivas também. Um novo emprego, a formatura, a compra de uma casa nova ou uma promoção no trabalho podem ser gatilhos. Pense no quanto você investiu tempo, dinheiro ou quais foram as suas expectativas e sua dedicação para conseguir alcançar seu sonho. 

reserva de energia
Cuide do seu saldo energético =)

Atitudes preventivas podem diminuir a frequência das crises e a intensidade delas, como por exemplo, fazer um diário que vai te esclarecer as possíveis situações desencadeadoras, explorar outras partes do cérebro como aprender um novo idioma, um novo instrumento, aprimorar seus desenhos, fazer palavras cruzadas ou qualquer outra atividade que você não tenha o costume de fazer.

E quando a crise chega? Como fazer? Como eu disse no início deste texto, a cefaleia é um sinal de sobrecarga cerebral, então, é necessário se recolher, descansar, diminuir os estímulos. Muitas vezes é difícil interromper o que você está fazendo se a crise surge no meio de uma atividade importante, mas é necessário que os estímulos diminuam para que sua atividade cerebral se regenere.

terapia-online-casule-banner

E quando a crise chega? O que fazer?

O relaxamento é um poderoso aliado porque ativa o sistema nervoso parassimpático que proporcionará a diminuição da atividade cerebral, além do mais ela nos guia para uma forma correta de respirar, pois no dia-a-dia respiramos de forma rápida, acelerada e superficial. Para que o relaxamento faça efeito no momento das crises, você precisa praticá-lo diariamente, fora dos momentos de dor, pois assim quando você precisar da técnica, saberá o que fazer, será natural executá-la. 

E quando a crise chega? O que fazer?
Atividades de relaxamento ajudam a adminiastrar a crise.

Algumas das técnicas de relaxamento são o relaxamento muscular progressivo, que é a sucessiva série de exercícios de tensão e relaxamento de grupos musculares; a respiração profunda diafragmática, que se caracteriza por uma respiração abdominal profunda e controlada; o treinamento autógeno, que é baseado na autossugestão e a visualização guiada que se trata de uma técnica em que é preciso praticar o pensar e o sentir sobre o que se quer alcançar.

As técnicas de relaxamento, além da prevenção e da utilidade nos momentos da crise, podem auxiliar no sono, ansiedade, irritação, dificuldade de concentração e fadiga, além de melhorar a absorção do medicamento tomado se forem praticadas no momento da ingestão.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como prevenir e cuidar das crises de enxaqueca.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This