ajudar pessoa sofrendo casule

Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?

Atualizado em 27/09/2019
Por Christina Daret

Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?

Atualizado em 27/09/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?

É comum, no nosso dia a dia, nos depararmos com amigos, familiares ou pessoas próximas que estejam passando por momentos difíceis e nos peçam para conversar e desabafar sobre as coisas que os angustia. Muitas vezes nos vemos em uma situação onde não sabemos de que maneira poderíamos auxiliar alguém. Mas existem sim, formas de escutar alguém e auxiliá-lo em um momento de sofrimento ou tristeza. 

Talvez o primeiro e mais importante passo, seja compreender que a pessoa veio até você, provavelmente, por ter  consideração e confiança. Sendo assim, escute essa pessoa com carinho, empatia e respeito. Muito possivelmente essa pessoa escolheu muito para quem se abrir e espera que você não a julgue, é importante então que você tenha empatia e entenda que aquilo que não te causaria sofrimento ou que você resolveria de forma rápida e fácil, pode não ser para aquela pessoa naquele momento.

Seja atento as mudanças de comportamento

Sempre que uma pessoa que esteja passando por momentos difíceis se abrir com você, seja o mais empático, compreensivo e atencioso possível. Mas precisamos considerar que nem todas as pessoas conseguem se expressar de forma aberta e para essas pessoas, na maioria das vezes, o pedido de ajuda vem em forma de sinais, muitas vezes discreto. 

terapia-online-casule-banner

Sendo assim, é importante que você fique atento às mudanças de hábitos dessa pessoa, a aparente falta de vontade de fazer coisas que antes davam prazer a ela, mudanças de apetite e peso (tanto para mais quanto para menos), isolamento social, sentimento de tristeza e/ou desesperança e até mesmo as postagens que a pessoa faz nas redes sociais podem sinalizar um pedido de ajuda.  

Mudanças nos hábitos são sinais de atenção

Cuidado com os julgamentos

Para muitas pessoas desabafar não é uma situação fácil, isso porque o medo de ser julgado sempre pode existir seja por receio de ser chamado de fraco, ou comentários do tipo: “Mas você tem tudo na vida, porque está triste?” “Você devia ser mais grato!” “Procure uma igreja, isso é falta de fé!” etc. Mas na verdade, sabemos hoje que transtornos psicológicos como por exemplo a depressão e a  ansiedade não são um sinal de frescura ou de fraqueza. São uma doença e precisam ser tratados como tal. 

Julgamento tende a agravar o estado da pessoa

Por isso, tenha consciência da importância das suas palavras, esteja verdadeiramente disponível para ouvir e acolher essa pessoa (evite chamá-la para conversar enquanto você executa outras tarefas), evite os julgamentos, tente ajudá-la dentro daquilo que ela precisa naquele momento e não o que você acredita ser o melhor naquela situação e seja para ela uma companhia que vai permitir que ela expresse seus sentimentos, sem receio! E principalmente, se apenas uma boa conversa com um amigo, líder religioso ou um familiar não for o suficiente, encoraje essa pessoa a buscar a ajuda de um profissional especializado, seja um psicólogo ou um psiquiatra. Os transtornos psicológicos tem tratamento e não é preciso passar por isso sozinho!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como você pode auxiliar uma pessoa que esteja sofrendo?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This