fatores de proteção pata tentativas de suicídio

A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio

Atualizado em 25/09/2019
Por Redatora Casule

A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio

Atualizado em 25/09/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio

É bem sabido que as mortes por suicídio têm aumentado nas últimas décadas, não é à toa que o mês de setembro passou a ser marcado como o mês de prevenção ao suicídio, sendo chamado de setembro amarelo, com o objetivo de tornar público o assunto e promover a valorização da vida, buscando prevenir a ocorrência e a tentativa deste tipo de morte.

O início da vida adulta é marcado por uma série de transformações e desafios, com a necessidade de se assumir papéis, identidades, fazer escolhas, relacionar-se afetivamente, buscar uma estabilidade econômica, entre outros. Justamente neste período, problemas e dificuldades podem surgir na vida dos jovens, proporcionando o aparecimento de eventos negativos que precisam ser enfrentados. Estes eventos podem ser considerados fatores de risco e estão relacionados com características negativas da vida que tendem a aumentar as possibilidades de problemas físicos, emocionais e sociais de se manifestarem, aumentando, consequentemente, a vulnerabilidade destes indivíduos diante de situações adversas, com grandes chances de reagirem de maneira disfuncional frente a estes acontecimentos.

São considerados fatores de risco a falta de suporte familiar, experiências de violência física e/ou sexual, instabilidade econômica, condições de trabalho insalubres e estressantes, desigualdades sociais, entre outros. Vale lembrar, porém, que não é apenas a presença destes fatores que causa um impacto na vida do indivíduo, mas a frequência, a intensidade e a maneira como se interpreta estas situações. Portanto, uma pessoa, neste caso estamos falando dos jovens, podem ter passado por todas estas situações e lidarem com elas de maneira mais funcional, sem nem sequer pensar em tirar a própria vida. Neste sentido, falamos dos fatores de proteção, que podem coexistir com os fatores de risco.

terapia-online-casule-banner

A existência de fatores de proteção pode minimizar os efeitos dos eventos negativos e dos desafios enfrentados pelos jovens. Quando falamos destes fatores, consideramos características pessoais, como o senso de autoestima e autoeficácia, e das relações sociais estabelecidas com amigos e familiares que geralmente formam uma rede de apoio, fortalecendo e dando suporte para lidar com as situações problemas. 

Considerando que os jovens passam grande parte do seu tempo em locais propícios para a interação social, é interessante ainda que mantenham um bom repertório de habilidades sociais que os auxiliem a construir e manter estas relações sociais proporcionando que estes vínculos se tornem também redes de apoio efetivas e de proteção às situações de risco, auxiliando na solução de problemas. Em tempos em que o mundo virtual prevalece na vida diária, em especial na dos jovens, causando muitas vezes o sentimento da solidão, fortalecer esta rede de apoio das relações sociais se mostra um fator ainda mais importante para a proteção da vida.

O processo de pensar em tirar a própria vida é um momento de crise, em sua grande maioria, muito doloroso. Se empenhar na manutenção e fortalecimento dos fatores de proteção é de fundamental importância para a prevenção desse processo. Por isso, diante de alteração persistente no humor, na capacidade de resolução de problemas, interações sociais e prevalência de tristeza, não exite em buscar ajuda profissional e contar com a sua rede de apoio. Prevenir pode ser a solução. Você não está sozinho!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A vida dos jovens: fatores de risco e fatores de proteção para a tentativa de suicídio.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This