O que é uma fobia e como tratá-la?

Atualizado em 03/09/2014
Por Nayara Benevenuto

O que é uma fobia e como tratá-la?

Atualizado em 03/09/2014
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é uma fobia e como tratá-la?

Certamente você deve conhecer alguém que tenha medo de avião, de altura, de animais, de tomar injeção ou de ver sangue. O medo é uma reação normal que tem a função nos proteger do perigo. Mas quando esse medo se torna excessivo, persistente e passa a atrapalhar as nossas vidas, necessitamos então, de ajuda psicológica. A fobia se caracteriza por uma ansiedade significativa, injustificada e desproporcional provocada pela exposição a objetos ou situações temidos, frequentemente levando ao comportamento de evitação. A característica essencial da fobia consiste num temor patológico que escapa à razão e resiste a qualquer espécie de oposição, temor este dirigido a um objeto ou situação específica.

As fobias de tipo animal podem abranger o medo de qualquer animal, embora os mais temidos sejam cobras, aranhas, insetos, gatos, lagartixas, ratos e pássaros. Há fobias ao ambiente natural, como o medo de tempestades, água e altura.  Já as fobias do tipo situacional, compreendem fobias a locais fechados (dirigir, elevadores e aviões) e de lugares abertos, como passarelas, pontes, avenidas largas ou rodovias. Outras fobias comuns são de sangue, injeção e ferimentos. A lista de objetos fóbicos, contudo, não é restrita: qualquer objeto desde que suscite uma resposta fóbica típica pode enquadrar os critérios de fobia específica.

As fobias em geral iniciam-se na infância ou na adolescência, exceto aquelas de origem traumática, as quais não têm idade característica de início. Em relação à etiologia, podemos destacar possíveis causas da fobia. A primeira delas é o condicionamento. Imagine a seguinte situação: João adora brincar com cães e está acostumado a conviver com eles. Em uma determinada ocasião, entretanto, João fazia carícias em um cão o qual o mordeu, provocando muita dor e um sangramento intenso no seu braço. Desde então, João evitou qualquer cachorro, até mesmo fotos de cães. Quando encontrava com um, chorava muito e sentia muita ansiedade. O que ocorreu é que João associou “Cão” com “dor, ameaça” e assim, a resposta incondicionada foi “medo e equiva”. No entanto, nem sempre um evento traumático pode desenvolver uma fobia.

A segunda possível causa de uma fobia é a aprendizagem vicária, ou seja, uma pessoa pode observar outra apresentando intenso medo e ansiedade diante de um objeto fóbico, acaba aprendendo e imitando as reações quando estiver diante do mesmo objeto. Exemplo: imagine um filho observando algumas reações de ansiedade da sua mãe com medo de injeção. Provavelmente, ele irá aprender que injeção é algo ameaçador, extremamente doloroso e a evitará intensamente.

terapia-online-casule-banner

Outro fator que influencia na aquisição das fobias é a instrução ou transmissão de informações. Vamos imaginar que uma pessoa assistiu diversas notícias na televisão e na internet sobre acidentes de avião por um intervalo de tempo considerável. Pode ser que ela interprete o fato de “viajar de avião” como algo muito negativista e ameaçador, tendo em vista todas as notícias e informações transmitidas.

O tratamento mais utilizado tem sido a terapia cognitivo-comportamental por sua eficácia comprovada, por ser breve e direcionada à resolução de problemas. A Casule Saúde e Bem-estar é uma clínica especializada em terapia cognitivo-comportamental que oferece tratamento para as fobias em Juiz de Fora. Os profissionais são experientes e treinados a modificar o quadro fóbico atual do paciente, trazendo uma maior qualidade de vida a eles. Se você conhece alguém ou sofre de fobia, conheça a Casule e agende uma sessão!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=NE9lGnY0mTo#t=16[/youtube]

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O que é uma fobia e como tratá-la?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é uma fobia e como tratá-la?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é uma fobia e como tratá-la?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This