Transtorno de ansiedade
10 de janeiro de 2017
Separação x filhos: como lidar?
13 de janeiro de 2017

O tratamento para um trauma psicológico vai depender da gravidade do impacto causado no indivíduo, mas em geral, é feito com psicoterapia, através de conversas sobre o assunto, a chamada resiliência.

Em alguns casos podem ser receitados medicamentos para diminuir a ansiedade, para combater a depressão e para ajudar a dormir melhor.

Esse tipo de tratamento deve ser feito em todos os indivíduos que sofreram algum tipo de agressão física ou emocional, mesmo que os sintomas sejam muito leves.

Não realizar um tratamento adequado para um trauma psicológico pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais por toda a vida. Isso pode trazer consequências desagradáveis, como um nível exagerado de desconfiança que pode afetá-lo no âmbito pessoal e profissional.

Alguns exemplos de situações que podem gerar um trauma psicológico são a separação dos pais, traição, assalto violento, sequestro, agressão física, bullying e graves acidentes de trânsito.

As consequências de um trauma  podem ir desde uma ansiedade leve até a um transtorno psicológico grave chamado de síndrome do pânico. A gravidade da consequência vai depender de como o indivíduo encara a situação, e isso varia de pessoa para pessoa. Outras consequências são:

  • Fobia,
  • Isolamento,
  • Desconfiança,
  • Dificuldades nos relacionamentos interpessoais,
  • Raiva  e agressividade,
  • Tristeza,
  • Depressão.

Quando um indivíduo passa por uma experiência traumatizante é normal que ele reaja negativamente quando o assunto é abordado, esse é um mecanismo de defesa inato do ser humano. Mas a partir do momento em que com o passar do tempo, o indivíduo não volta às suas atividades normais parecendo ainda estar muito afetado com a situação, é preciso ter o cuidado de dar uma atenção especial a ele. Verificando se há necessidade de um tratamento psicológico ou mesmo farmacológico.

Falar sobre o assunto traumatizante é uma das maneiras de aliviar a tensão e iniciar o processo de cura.

FONTE:https://www.tuasaude.com/consequencias-do-trauma/

CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta
CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Fechar
 E aí? Vamos conversar?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Agende a sua Sessão aqui!
Primeira sessão R$ 100,00 (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição)

PRÓXIMO PASSO →
fechar
Agendar Sessão