crise do 30 - psicóloga Christina - casule
A crise dos 30
13 de julho de 2018
Raiva: quem nunca? - Psicóloga - Pedrita - Casule
Raiva: quem nunca?
17 de julho de 2018

Terapia Cognitiva sexual

Terapia Cognitiva sexual - Psicóloga - Pedrita - Casule

A terapia cognitiva sexual (TCS) é um tipo de psicoterapia da abordagem cognitivo-comportamental, especialmente desenvolvida para tratar as dificuldades relacionada à sexualidade.

Ela alia intervenções clínicas da TCC a um entendimento profundo das questões da sexualidade humana. Há evidências que mostram que não apenas a ansiedade, mas diversas emoções negativas estão associadas às disfunções sexuais.

O foco do tratamento são as crenças e os processos cognitivos disfuncionais que fazem com que o indivíduo fique ansioso, frustrado e ou chateado com a ideia de relação sexual. A psicoterapia utilizará de estratégias cognitivistas a nível do pensamento, das crenças centrais e intermediárias dos pacientes além da regulação das emoções e mudança comportamental.

Nesta terapia o paciente ou o casal vai gradualmente tomando consciência sobre suas crenças e padrões distorcidos, aprendendo a modificá-los. As crenças distorcidas a respeito de sexo, bem como a forma como o indivíduo interpreta as situações sexuais, tem impacto direto na maneira como a pessoa se sente, em como o organismo se prepara para a relação sexual e na maneira como se comporta sexualmente.

A terapia cognitiva sexual é uma proposta integrativa de psicoterapia, de fundamentação teórica baseada em evidências científicas, sob a ótica cognitivo-comportamental-contextual do funcionamento psicológico. Engloba a conceitualização de caso específica, técnicas particularmente pensadas para tratar as disfunções sexuais e promover uma relação com o sexo mais saudável e prazerosa.

Ao longo da terapia, o paciente vai experimentando novas formas de agir, ganhando controle sobre os pensamentos que distraem sua atenção na hora do ato sexual. O objetivo final da abordagem é ensinar o paciente a se comunicar melhor com o seu parceiro e a ter uma vida sexual afinada com suas reais necessidades.

Referência: Avaliação e intervenção na clínica em terapia cognitivo-comportamental: a prática ilustrada. Araújo, N. G., Rubino, J. P. Oliveira, M. I. S – Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.

 

Comentários

comentários

Pedrita Reis
Pedrita Reis
Doutoranda e Mestre em Processos Psicossociais em Saúde. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias, Grávidas.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta