Rejeição paterna e suas consequências

Atualizado em 26/08/2016
Por Redatora Casule

Rejeição paterna e suas consequências

Atualizado em 26/08/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Rejeição paterna e suas consequências

Mesmo nos dias atuais, onde muitos casais compartilham entre si a educação dos filhos, é comum acreditarmos que a presença constante da figura materna e toda a responsabilidade da construção da personalidade seja papel exclusivo da mãe. O pai em muitos casos se posiciona apenas como coadjuvante nesta relação. Fica a margem desta relação. Porém, uma recente pesquisa feita pela Universidade Americana de Connecticut (USA) jogou um feixe de luz surpreendente sobre esta questão. Estudos mostraram o poder da rejeição paterna e como ele deixa marcas profundas na personalidade da criança que iram acompanhá-las para toda a vida.

Segundo este estudo, ser amado ou rejeitado pelos pais afeta a personalidade e o desenvolvimento das crianças até a fase adulta. As crianças rejeitadas sentem esta emo
ção como se tivessem sido socadas no estômago constantemente. Isto de acordo com pesquisas nos campos da psicologia e neurociência, que revelam que as mesmas partes do cérebro que são ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas são as mesmas ativadas quando sentimos dor física.

Os pesquisadores afirmam que as crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, bem como, são mais propensas a desenvolverem comportamentos hostis e agressivos. Em relação a capacidade de desenvolverem vínculos elas sentem mais dificuldades em formar relações seguras e de confiança com outras pessoas, pois têm medo de vivenciar a situação de rejeição novamente.

Mas, o que mais surpreende e inova neste estudo é que ele sugere que a figura paterna na infância pode ser mais importante para a criança do que a materna! Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do pai. Para os pesquisadores, uma explicação pertinente é que o papel masculino ainda é supervalorizado socialmente e pode vir acompanhado de mais prestígio e poder. Por causa disso, pode ser que uma rejeição por parte do pai tenha um impacto maior na vida da criança.

Estudos colocam que a relação com o pai nos possibilitará vivenciarmos com ele a construção da consciência e com ela poderemos ingressar no mundo exterior, será ele que nos ajudará a ultrapassar as fronteiras do núcleo familiar.

A mãe é ternura, aquela que nos deu a vida e assim desenvolveu a nossa vontade de viver.

terapia-online-casule-banner

E quem não se lembra da sensação de segurança que o abraço do PAI nos proporcionou?

Bem, será ele que nos convidará a ingressar no mundo e a vivenciá-lo na sua plenitude. Aprenderemos com ele a caminhar e experimentar o mundo.

Ficará internalizado em nossa estrutura emocional, às vezes de modo consciente ou inconsciente, que a forma como este pai me olhou, me amou, me elogiou e também me rejeitou, será estes mesmos os aspectos a serem reconhecidos, acolhido e buscados por mim no mundo.

O mais importante neste estudo é a confirmação que um pai ausente, distante, ensimesmado tem grandes chances de criar filhos inseguros e extremamente frágeis para se lançar na grande aventura humana que é caminhar e fluir na vida com segurança.

FONTE:http://perpetuosocorro.org.br/rejeicao-paterna-e-suas-consequencias/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Rejeição paterna e suas consequências

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Rejeição paterna e suas consequências, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Rejeição paterna e suas consequências.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como lidar com a raiva?

Como lidar com a raiva?

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.
Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
Leia mais
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Compulsão por trair existe?

O que é traição para você? Será que quem trai uma vez, vai trair sempre? Isso é uma doença? Você perdoaria uma traição? E mais de uma?
Leia mais
Compulsão-por-trair-existe-BLOG

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This