Comportamento agressivo,motivos e consequências!

Atualizado em 18/03/2016
Por Redatora Casule

Comportamento agressivo,motivos e consequências!

Atualizado em 18/03/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Comportamento agressivo,motivos e consequências!

Algumas vezes o que faz uma pessoa pensar em consultar um psicólogo é seu comportamento agressivo. Acredito que seria um passo interessante perceber, por si mesmo, que seu comportamento está causando prejuízos e que precisa de ajuda, pois muitas vezes pode demorar, talvez até perder algo importante como um relacionamento, emprego ou objeto de valor para identificar que suas explosões precisam ser tratadas.

É comum que a pessoa que sabe ter tendência a comportamento explosivo tente frear seus impulsos mas, a explosão de raiva costuma vir sem aviso, ou seja, o tempo entre enfurece-se e explodir pode ser muito curto a ponto de não ser possível avaliar as consequências antes de agir.

Sentimentos envolvidos no comportamento agressivo

Normalmente a pessoa sente uma certa tensão inicial, e após a explosão pode sentir até um certo alivio. A impossibilidade de impedir um impulso agressivo pode trazer frustração e arrependimento piorando o quadro emocional desta pessoa.

É possível que este alivio momentâneo percebido logo após o ato seja o fator de manutenção do comportamento agressivo.

Trata-se de um transtorno mental?

Uma possibilidade diagnóstica para este comportamento poderia ser o Transtorno Explosivo Intermitente, mas para chegar a esta conclusão o profissional deverá descartar outras possibilidades como por exemplo transtorno de personalidade antissocial, transtorno da conduta, uso de substâncias químicas, etc. O diagnóstico de transtorno mental será dado quando o comportamento agressivo não for proposital, não tiver motivação e vantagens, caso contrário poderá ser identificado como um padrão de comportamento disfuncional onde o tratamento deverá ser aplicado de acordo com o que for identificado pelo profissional.

Comportamento agressivo devido uso de substâncias

Quando a pessoa se mostra agressiva comprovadamente devido ao uso, ou abstinência, de substâncias químicas, como drogas ou álcool, o tratamento deve focar principalmente a dependência química destas substâncias pois neste caso o comportamento agressivo seria uma consequência do uso destas substancias e não o problema em si.

terapia-online-casule-banner

Quando os episódios de comportamentos agressivos ocorrem?

O comportamento agressivo pode ser iniciado quando esta pessoa sentir injustiça ou desmerecimento, não perceber outras formas de administrar o descontentamento

Muitas vezes o comportamento agressivo ocorre em retaliação a atos que possam prejudicar tanto a si mesmo, outras pessoas, animais ou objetos que possa ser considerado de valor maior como por exemplo um bem público sendo depredado, pode instigar comportamento violento por quem assiste tal ato. e não conseguir controlar o impulso de agredir o outro, a si mesmo ou a objetos.

Consequências do comportamento agressivo

As consequências podem variar desde dificuldades no relacionamento com a família ou outras pessoas próximas, dificuldades profissionais podendo chegar até a perda do emprego, problemas escolares como suspensão das aulas ou outras penalidades, e até necessidade de cuidados médicos caso desfira golpes em outras pessoas ou objetos.

Há vantagens em manter um comportamento agressivo?

Creio que algumas pessoas agressivas podem considerar que obtém vantagens como por exemplo o pronto atendimento de suas requisições, mas seria vantajoso levar uma vida onde imagina-se possível resolver suas necessidades apenas através da imposição de medo à outras pessoas?

Em psicologia o termo agressividade muitas vezes é visto como pro atividade que pode chegar à violência em casos mais extremos. Considero que se torna útil observar o momento de ultrapassagem do limite entre pro atividade sadia e violência gratuita.

E quando o comportamento agressivo foi desferido com justiça?

Esta é uma questão muito delicada, é possível que a pessoa que se comporta agressivamente considere justo por talvez também ter sido lesado, mas será que devemos fazer justiça com as próprias mãos? Será que continuando o círculo de violência chegaremos a algum lugar satisfatório? Muitas vezes a vingança pode ser confundida com justiça e quando estamos envolvidos emocionalmente pode ser mais difícil identificar.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/comportamento-agressivo.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Comportamento agressivo,motivos e consequências!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Comportamento agressivo,motivos e consequências!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Comportamento agressivo,motivos e consequências!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This