O primeiro ponto importante é não esperar ter um problema para cuidar da voz. E com isso devemos pensar na prevenção, em muitos casos o professor só procura ajuda quando é afastado da sala de aula.  Não espere chegar a ficar sem voz, com cansaço vocal, ardência, dor no pescoço, rouquidão. 

Algumas dicas como:

O uso do microfone pode ajudar na sala de aula, porque ele amplifica a sua voz evitando que você fale alto e sem competir com o barulho da sala de aula, evitando gritar e sem se preocupar com os ruídos externo. Hoje em dia temos opções no mercado de microfones mais baratos, mais caros e de variados modelos que pode atender bem o professor.   Porque assim ira poupar a sua voz.  Não adianta usar o microfone e continuar falando alto.

Devemos ter cuidado com a nossa alimentação o uso excessivo do café pode trazer prejuízos à voz, porque a cafeína como um todo ela desidrata o corpo e consequentemente em nível de prega vocal também, e causa ressecamento, então evite tomar café antes de dar aula. Não é que não possa tomar café mais deixa para tomar em outro momento. E assim como o café os derivados do leite e o chocolate eles devem ser evitados, o uso deles deixam a saliva grossa (espessa) e dificulta a dicção.  Às vezes comer um chocolate antes dar aula atrapalha a sua fala a sua articulação e com isso terá que fazer mais esforço. E os derivados do leite e o chocolate propiciam pigarros.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

As pastilhas que são consumidas muitas vezes como uma balinha antes da aula, essas pastilhas tem efeito anestésico, e com isso o professor vai forçar mais a voz e nem ira perceber. A sua voz pode melhorar na hora, mas apenas mascara o problema.

Ar condicionado ele resseca muito a garganta o que dificulta a produção vocal, quanto estiver em um ambiente com ar condicionado beba bastante água.

Temos também os alimentos que contribui para sua saúde vocal, a maçã é uma delas, sendo adstringente o que deixando a sua saliva mais fina ela facilita a articulação e como e mais durinha faz com exercite a musculatura da face.

A água hidrata todo corpo e consequentemente a prega vocal, o descanso (dormir bem), são aliados a sua saúde vocal.

Realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, orientados por um fonoaudiólogo, no momento que antecede o uso profissional da voz e desaquecimento logo após, são medidas para preservar a voz.

Share This