Alimentos-que-ajudam-e-que-prejudicam-a-saúde-da-sua-voz---Flávia---fonoaudiologa---Casule

Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz

Atualizado em 19/11/2018
Por Redatora Casule

Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz

Atualizado em 19/11/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz

Você sabia que existem alimentos que podem melhorar a saúde da sua voz?

A voz é uma manifestação de origem psico-emocional, mas que depende também de um mecanismo muscular eficiente, já que ela é produzida pela passagem do ar dos pulmões pela laringe, que vibra as pregas vocais.

Cuidar da nossa voz é essencial para garantir uma qualidade vocal melhor e evitar o surgimento de lesões. A relação dos alimentos sobre a voz não acontece de forma direta, mas existem alguns alimentos que têm propriedades favoráveis à saúde vocal. Porém, é importante lembrar que nenhum alimento deve ser consumido com a finalidade de tratamento para algum problema de voz; nesses casos, o recomendado é que se procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para receber as orientações adequadas para o seu caso.

Confira, a seguir, alguns alimentos que fazem bem para a saúde vocal:

Água: a água hidrata todo o organismo, inclusive as pregas vocais. Dessa forma, a ingestão de pequenos goles de água ao longo de todo o dia mantém a hidratação e a flexibilidade de vibração das pregas vocais.

Maçã: a maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da garganta, por isso é recomendado que ela seja consumida diariamente.

Frutas cítricas: as frutas cítricas também ajudam na limpeza e na hidratação da garganta, porém seu consumo deve ser realizado sem excesso para evitar a ocorrência do refluxo gástrico, que produz acidez, o que pode irritar as pregas vocais.

Em contrapartida, existem alguns alimentos que podem prejudicar a emissão vocal. Evite consumi-los antes da utilização da voz por um período prolongado de tempo:

Bebidas alcoólicas: o álcool causa uma sensação de anestesia (perda de sensibilidade) da laringe, o que mascara o abuso vocal, e também irrita os tecidos da laringe.

Leite e derivados: esses alimentos aumentam a produção do muco, gerando uma secreção que pode se acumular nas pregas vocais e tornar sua vibração mais difícil. 

Alimentos condimentados: o exagero no condimento dos alimentos pode provocar irritações nas pregas vocais.

Café: o alto teor de cafeína e a temperatura mais elevada do café desidratam as pregas vocais, o que as tornam mais suscetíveis a lesões.

Bebidas geladas: a ingestão de bebidas geladas causa um choque térmico nas pregas vocais devido à mudança brusca de temperatura.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This