Dia Mundial da Voz

Atualizado em 16/05/2017
Por Redatora Casule

Dia Mundial da Voz

Atualizado em 16/05/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dia Mundial da Voz

A voz é uma manifestação de origem psico-emocional, mas que depende também de um mecanismo muscular eficiente. Ela é uma das extensões mais determinantes da nossa personalidade e é capaz de revelar todos os nossos sentimentos. Assim, a voz não é apenas um fator fisiológico, produto da vibração das pregas vocais pela passagem do fluxo aéreo; a voz vai além dos aspectos físicos, pois ela expressa com fidelidade as características e os aspectos emocionais de cada pessoa (BEHLAU, 2004).

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Tal acontecimento visa a promoção da conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, além de conscientizar sobre sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Em 2017, o lema da campanha é Seja Amigo da sua Voz, uma vez que existem normas básicas de higiene vocal que podem ser seguidas por todos e que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. Alguns fatores prejudiciais para a saúde vocal são: fumo, álcool, pigarrear, tossir, gritar, ar condicionado, competição sonora, sprays e pastilhas, alergias, mudanças bruscas de temperatura, vestuário, alimentação, alterações hormonais, dentre outros. Ardência, dor constante na garganta, perda da voz ou rouquidão são sinais de algum problema vocal. Portanto, fique atento caso observe algum desses sinais.

Confira alguns cuidados com a voz recomendados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:

  • Fale sem esforço e articule as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons.
  • Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar.
  • Deixe o corpo movimentar-se livremente com gestos e expressões faciais.
  • Beba goles de água (em temperatura ambiente e sem gás) em situações de uso da voz; pregas vocais hidratadas são menos suscetíveis a lesões.
  • Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas; evite álcool, alimentos pesados e cafeína.
  • Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual.
  • Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos.
  • Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradamente.
  • Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz por períodos prolongados.
  • Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
  • No caso de suspeita de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Seja Amigo da sua Voz!

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Dia Mundial da Voz

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Dia Mundial da Voz, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Dia Mundial da Voz.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This