Fonoaudiologia em Juiz de Fora - casule

Fonoaudiologia em Juiz de Fora

Atualizado em 13/11/2017
Por Redatora Casule

Fonoaudiologia em Juiz de Fora

Atualizado em 13/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fonoaudiologia em Juiz de Fora

A fonoaudiologia tem como objetivo principal habilitar, reabilitar ou aperfeiçoar a comunicação humana. O fonoaudiólogo é o profissional indicado para avaliar, identificar e tratar qualquer alteração relacionada com estruturas da voz, da linguagem oral e escrita, da audição e das funções orofaciais.

As sessões de fonoaudiologia iniciam com uma anamnese (entrevista) detalhada acerca dos principais pontos relacionados à queixa do paciente. Na sessão seguinte é realizada a avaliação do paciente, através de testes padronizados e/ou avaliação das estruturas alteradas. Logo em seguida é traçado o plano terapêutico que vai incluir todos os objetivos e as estratégias para alcançá-los. A partir daí, iniciam-se as sessões direcionadas ao tratamento do paciente.

As sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo do benefício que possam trazer para o indivíduo. São indicadas, de um modo geral, sessões semanais de fonoterapia com o fonoaudiólogo. Os objetivos podem ser atingidos em pouco tempo, dependendo da demanda apresentada pelo paciente e do seu comprometimento com a fonoterapia.

Na Casule, em Juiz de Fora, são atendidas demandas de fonoaudiologia nas áreas de linguagem, voz e motricidade orofacial.

A fonoterapia na área de linguagem visa trabalhar com todos os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita e garantir bem-estar e inclusão social de todos os indivíduos. Ela é indicada para o paciente que apresentar algum atraso na aquisição ou deficiência da linguagem (distorção da fala, transtornos relacionados à fluência – por exemplo, gagueira – ou dificuldade com a aprendizagem da linguagem escrita); ou, ainda, para pacientes que adquiriram a linguagem, mas a perderam por algum motivo (decorrente de distúrbio neurológico, sensorial ou cognitivo – por exemplo, AVC – ou processo degenerativo – por exemplo, demência).

A fonoterapia na área de voz atua na prevenção, na avaliação e no tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal e no aperfeiçoamento e estética vocais. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar a avaliação comportamental da voz e definir a melhor conduta para cada caso. Cabe ao fonoaudiólogo orientar o paciente quanto aos hábitos nocivos e de higiene vocal, realizar técnicas específicas para cada problema e acompanhar a evolução do paciente.

A fonoterapia na área de motricidade orofacial trabalha com prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões da boca (oro), da face (facial) e do pescoço através da avaliação clínica dos órgãos fonoarticulatórios (como língua, lábios, bochechas, palato duro e mole, dentição) e das funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala).

Caso você tenha se identificado com alguma situação relatada ou conhece alguém que possa se beneficiar das sessões de fonoaudiologia em Juiz de Fora, procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação e receber as orientações necessárias!

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Fonoaudiologia em Juiz de Fora

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Fonoaudiologia em Juiz de Fora, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Fonoaudiologia em Juiz de Fora.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This